De acordo com um novo relatório da IDC, o crescimento está a ser particularmente rápido na China, Índia e Indonésia, os três países que serão responsáveis por quase metade do crescimento no acesso à internet durante os próximos cinco anos. A previsão da consultora mostra, no entanto, que este crescimento não é um salto.
“O número total de utilizadores de internet no móvel deverá crescer ao ritmo de 2% por ano até 2020, a não ser que sejam introduzidas formas muito inovadoras de acesso”, escreve a IDC. “Os esforços da Google, SpaceX e Facebook, entre outros, para dar acesso à Internet aos 4 mil milhões de pessoas que ainda não têm, através de aviões em altitude, balões e satélites estão em desenvolvimento. No entanto, o sucesso destas iniciativas e a sua operacionalidade em larga escala mantém-se incerto.”
Neste momento, a combinação de aparelhos low-cost e serviços wireless baratos são os principais impulsionadores do acesso às populações que até aqui não tinham como pagar um pacote de internet.
O relatório tem outro dado interessante: nos próximos cinco anos, o número de pessoas que vão aceder exclusivamente com dispositivos móveis vai disparar 25% por ano, ao mesmo tempo que aumenta o tempo que as pessoas passam ligadas. “Esta mudança na forma como acedemos à internet está a gerar um crescimento explosivo no comércio e publicidade móveis”, sublinha Scott Strawn, diretor de programa do serviço estratégico da IDC.
A consultora preparou ainda uma infografia ilustrando o que os consumidores mais fazem online em todas as partes do mundo e quem lidera no quê. A Europa Ocidental representa, por exemplo, 12% do total mundial de utilizadores que fazem compras online.
Outros dados desta infografia podem ser visualizados aqui.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…