Internet das Coisas: Amazon e Brita lançam jarro de água com Wi-Fi

Neste caso, as duas empresas estão a lançar um jarro de água que vem com Wi-Fi integrado e regista as quantidades de água que passam pelo filtro. O Brita Infinity vai encomendar de forma automática e sem a intervenção do utilizador um novo filtro quando estiver na altura, através do serviço da Amazon Dash Replenishment – que permite automatizar as encomendas de coisas como detergente para a louça ou para a roupa.

“Este jarro conectado dá às pessoas exatamente o que elas querem, um novo filtro Brita no correio no momento em que precisam dele”, dizem as empresas em comunicado. O jarro está à venda por 44,99 dólares na loja online da Amazon.

Para acederem ao serviço, os utilizadores têm de se registar no site Infinity da Brita, ligar o jarro à rede Wi-Fi doméstica e subscrever o serviço da Amazon. Há sempre a opção de editar as encomendas ou cancelar o serviço.

“As pessoas compram os jarros da Brita porque querem água mais limpa e com bom sabor que a da torneira, mas o desafio é lembrarem-se de terem o filtro de substituição à mão quando precisam dele”, comenta o diretor geral da Brita, Ed Huber. “Vimos a oportunidade de trabalhar com a Amazon para tornar esta questão mais fácil”, acrescenta, dizendo que é uma solução “simples e elegante.”

Para a Amazon, é uma porta para um mundo que lhe pode trazer uma infinidade de compras automáticas, que não dependem do impulso do utilizador, dos descontos temporários ou grande esforço de marketing. No ano passado, a marca começou por lançar os Dash Buttons, botões que se podem colocar em equipamentos e carregar (literalmente) quando é preciso encomendar mais, por exemplo, papel de cozinha.

Agora o serviço Dash Replenishment está a integrar-se nos aparelhos com sensores embebidos. A retalhista pode começar a imaginar um mundo em que os frigoríficos, os fogões, as despensas e os aspiradores encomendam filtros, espargos e bolachas sozinhos. Algumas das empresas que assinaram acordo para integrarem o serviço nos seus aparelhos são a General Electric, Samsung, Brother e Whirlpool.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

23 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago