Inteligência Artificial será imperativa para manter empresas relevantes

Esta rutura digital será impulsionada pela inteligência artificial e a automação. O relatório adianta que a transformação trará novas oportunidades a quem investir em IA. A inteligência artificial será a mudança, assim como os computadores pessoas na revolução da década de 90.

Já estão a ser alteradas algumas formas de trabalho, baseadas em IA que permite às empresas “interagirem, servirem e darem poder aos seus clientes e funcionários” e que permitirão melhores resultados e iniciativas, segundo o comunicado.

O relatório diz que existe necessidade para que a ética digital seja discutida e pensada dentro das organizações visto que “cada ação digital pode ter consequências não intencionais”. Além que a IA vai alterar a forma como vivemos, trabalhamos e vemos o mundo.

Outro tema central é a necessidade das organizações agirem de forma responsável e adotarem uma ética digital, uma vez que cada ação digital pode ter consequências não intencionais. Fica claro que IA está alterando a forma como vivemos, trabalhamos e entendemos o mundo, e essa “digitalização de tudo” requer um novo parâmetro para responsabilidade corporativa.

“Inteligência artificial tornou-se uma realidade. Organizações que se movimentarem para se aproveitar dela alcançarão novos níveis de produtividade, assim como níveis altos de envolvimento e satisfação de equipas.” Explicou Chris Miller, Chief Technology Innovation Officer na Avanade.

O relatório da Avanade identificou cinco medidas para as empresas entrarem e crescerem na era da IA:

  1. Incorpore IA como uma nova camada para a experiência do utilizador: Clientes não estarão apenas nas aplicações ou na internet. Eles estarão à espera de assistentes equipados com IA e interfaces invisíveis, assim como experiências diferenciadas como voz, realidade mista e tátil.
  2. Aprimore as suas equipas: IA  vai ajudar as organizações a alcançar novos níveis de eficiência e eficácia. Uma força de trabalho aprimorada por meio de IA também ajudará as empresas a reter uma nova geração de funcionários.
  3. Conecte-se à economia das plataformas: Organizações devem estar preparadas para criar e se unir às plataformas baseadas em IA em suas respectivas indústrias e outras, para que possam alcançar os consumidores em qualquer lugar.
  4. Adote uma abordagem DesignOps em todos os lugares: Combinar design thinking e princípios da engenharia moderna será uma necessidade para a transformação digital de uma empresa para uma entidade centrada no ustilizador. Organizações devem começar imediatamente a construir uma cultura, mindset e modelo de negócios preparados para a revolução DesignOps – na qual todos estão focados no usuário.
  5. Aja com responsabilidade e tenha um plano para consequências secundárias: A ascensão da IA está a alterar fundamentalmente tudo sobre como vivemos, trabalhamos e compreendemos nosso mundo. Organizações devem desenvolver um framework de ética digital que aborde questões como segurança de dados, confiança e privacidade, e que dê orientações sobre como os dados devem ser obtidos e utilizados.
Joana Leça

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago