Inteligência Artificial e Realidade Virtual trazem confiança à indústria

O mercado das telecomunicações enfrenta uma fase de estagnação – após o recorde de vendas verificado durante a pandemia – e para os especialistas da GfK só será possível interromper este período com novidades que incentivem a procura dos consumidores.

Numa antecipação ao Mobile World Congress, em Barcelona, os especialistas identificam duas tendências que podem fazer despertar a indústria dos smartphones e dos jogos: a Inteligência Artificial Generativa e a Realidade Aumentada/Virtual.

O ano passado foi consideravelmente estável para o mercado global de smartphones, diz o estudo, apontando “um ligeiro aumento da receita (0,1%)”.

O 2º semestre foi particularmente positivo: o mercado recuperou e as receitas aumentaram 4,2% face ao ano anterior.

Numa análise pelas várias regiões do mundo, o ano ficou marcado por uma evolução muito divergente face a 2022.

A Europa Central e Oriental foi a área que registou a receita mais alta (+3,9%), seguida da Europa Ocidental (2%).

As regiões do Médio Oriente e África e da China também melhoraram a sua receita, com mais 1,1% e 0,3%, respetivamente.

Apenas duas áreas do globo verificaram uma diminuição nas receitas, diz o estudo: “A Ásia Emergente (sem a China), com menos 5,9%, e a América Latina, com menos 3,7%.”

A nível mundial, o preço médio dos smartphones voltou a aumentar ligeiramente (+34 dólares), passando para 389 dólares.

Este aumento resulta da contínua procura por dispositivos premium e com melhores funcionalidades.

Em 2023, os modelos 5G representaram 81% da receita, mais 6 pontos percentuais face a 2022, sendo que as quotas de dispositivos com mais de 512GB de armazenamento e de carregamento rápido sem fios também subiram, em 9% e 5%, respetivamente.

Atualmente, a utilização dos smartphones está muito canalizada para aplicações de mensagens (72% dos utilizadores a nível mundial), como é o caso do WhatsApp ou do WeChat, ou para a fotografia (64%).

No entanto, a contínua melhoria do desempenho dos dispositivos prevê “que o próximo passo seja a implementação generalizada da Inteligência Artificial Generativa”.

As análises da GfK às vendas a longo prazo e ao comportamento dos consumidores permitem concluir que, no momento em que a Inteligência Artificial Generativa entrar no dia-a-dia dos utilizadores de smartphones, verificar-se-á um impulso na procura, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais por maior avanço tecnológico.

Contrariando esta tendência, no resto do mundo a Realidade Virtual continua a registar um ligeiro crescimento nas receitas (3%).

Esta divergência não é causada apenas pela preferência pessoal, mas também pela distribuição dos dispositivos, uma vez que alguns dos segmentos não estão disponíveis nos mercados locais.

Os especialistas da GfK acreditam que caso os óculos de Realidade Aumentada, Virtual ou Mista deixem de ser um produto de nicho, destinados a utilizações muito específicas, e passem a fazer parte do quotidiano da maioria da população, este pode ser mais um impulso no ritmo do mercado das telecomunicações.

Redação Silicon

Recent Posts

Colt expande presença na Europa

Novos locais servidos através de fibra dedicada complementam as ligações já oferecidas pela plataforma On…

8 horas ago

EasyVista lança a nova versão da plataforma EV 2024.3

Lançamento de novos módulos e atualização de IA para uma gestão de IT mais inteligente…

1 dia ago

PMEs portuguesas destacam-se no investimento digital

As PMEs portuguesas estão a apostar cada vez mais em tecnologia digital, com 87% a…

2 dias ago

Espanhola Extom integrada no Grupo inCentea

A Extom assenta a sua atuação no Cegid XRP Enterprise, uma solução direcionada ao mercado…

5 dias ago

D-Link apresenta nova gama de switches

A DMS-1250 pode ser gerida local ou remotamente através do ecossistema Nuclias Connect.

6 dias ago

Altice Portugal divulga resultados do trimestre

No 3º trimestre de 2024 as Receitas da Altice Portugal ascenderam a 704M€, o EBITDA…

1 semana ago