Intel melhora em mil vezes velocidade de memória flash com nova tecnologia

“Durante décadas, a indústria investigou maneiras de reduzir o tempo gasto entre o processador e os dados para permitir análises muito mais rápidas”, disse em comunicado Rob Crooke, vice-presidente sénior e gerente geral do grupo de soluções de memória não-volátil da Intel. “A nova classe de memória não-volátil atinge esse objetivo e oferece um desempenho excepcional para soluções de memória e armazenamento”.

“Um dos maiores obstáculos da computação moderna é o tempo gasto pelo processador para chegar aos dados no armazenamento de longo prazo”, afirmou em nota Mark Adams, presidente da Micron. “Esta nova classe de memória não-volátil é uma tecnologia revolucionária que permite o rápido acesso a enormes conjuntos de dados e habilita aplicações totalmente novas”.

De acordo com a Intel, a 3D XPoint também é dura na queda: por causa da forma que é estruturada, com células que alocam um bit cada, ela permite uma densidade 10 vezes maior que a tecnologia hoje utilizada, e é mil vezes mais resistente a perda de dados.

Na prática, teremos já no ano que vem SSDs com muito mais capacidade, e o mais importante, por um preço mais acessível. Pode ser o fim dos discos rígidos, com o ganho em escala e queda dos preços da tecnologia 3D XPoint.

Num primeiro momento, nenhuma mudança na arquitetura do software das controladoras precisará de ser feito: basta utilizar os novos chips e pronto. Mas a Intel acredita que a mudança no desempenho é tão radical que será preciso repensar a forma como o software controla o fluxo de dados.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago