Categories: Negócios

Intel investe em fábrica na China com apoio do governo

A Intel vai investir cerca de 1,6 mil milhões de dólares no reforço da sua central de produção em Chengdu, na China ocidental. Esta aposta denuncia uma tentativa de cimentação do seu negócio num mercado que tem vindo a provar-se antagónico às tecnológicas norte-americanas.

A empresa disse hoje que a melhoria da fábrica passará pela introdução da mais avançada tecnologia para testes de chips na esfera chinesa, e receberá apoio dos governos local e regional no projeto, apesar de Pequim “torcer o nariz” face à presença de tecnológicas norte-americanas na China.

O vice-presidente executivo da Intel, William Holt, afirmou que a oferta da tecnologia de teste de chips ao mercado chinês denota o compromisso da empresa californiana para com a inovação do setor do país, e que as melhorias da central de Chengdu terão reflexos positivos no crescimento da economia regional e na indústria chinesa dos semicondutores.

Em contraste, a homóloga rival Qualcomm não tem tido a mesma sorte na China. Tendo sido alvo de inúmeros processos lançados pelas autoridades regulatórias locais, a Qualcomm foi acusada (à semelhança da Microsoft) de infringir as leis antitrust estipuladas pelo governo chinês, e que as suas práticas colocavam em xeque a subsistência das empresas domésticas.

Apesar de as reações da China face às tecnológicas norte-americanas evidenciarem um certo sentimento “anti-americano”, Pequim garante que as suas investigações e medidas face a estas empresas nãos estão subjugadas a nenhuma estratégia protecionista, e que visam somente a salvaguarda de um mercado equilibrado e justo, onde as organizações chinesas de menores dimensões (comparativamente às gigantes norte-americanas) possam competir saudavelmente no setor.

Um analista da firma financeira Nomura, Leping Huang, afirmou que a abordagem da Intel ao governo chinês é a mais apreciada, visto que “se se quiser fazer dinheiro na China, há que investir na China”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

O perigo dos livros de registo de passwords

Num mundo onde a tecnologia está em constante evolução, a gestão segura de passwords é…

3 dias ago

Arrow Electronics e Citrix assinam acordo de distribuição

A Arrow passa a assumir a responsabilidade das vendas, do marketing e do suporte técnico…

5 dias ago

ITSector nomeia Joana Pereira como Talent Acquisition Manager

Com a presente nomeação, a nova responsável passa a assumir a missão de responsável de…

6 dias ago

Kaspersky deteta aumento nos ataques aos drivers vulneráveis do Windows

O número de sistemas atacados através desta técnica aumentou quase 23% em comparação com o…

1 semana ago

Altice Portugal regista crescimento no semestre

Nos primeiros 6 meses do ano, as receitas fixaram-se em 1.409M€, o EBITDA em 511M€…

1 semana ago

Estudantes do Politécnico de Setúbal participam em formação intensiva na China

Mobilidade decorre de acordo de cooperação entre o IPS e a Zhejiang Normal University.

2 semanas ago