Pior ainda: tem gente que já viu a instalação começar, e por algum problema, como queda de energia ou instabilidade na rede, acabou perdendo o upgrade e continua com o bendito ícone no canto inferior direito do ecrã, prometendo o upgrade para algum momento futuro.
Existe um recurso oficial da Microsoft que resolve o problema. A ferramenta de criação de mídia de instalação do Windows 10 pode ser usada para fazer o upgrade em vários computadores, desde que escolhida a versão certa do Windows 10. Você pode com ela criar um DVD ou um pen drive com a instalação do upgrade.
De saída, prepare o espaço. Em nossos testes, são necessários pelo menos 4 GB livres para a coisa dar certo. Além disso, você vai precisar de 9 GB adicionais para a recuperado obrigatória de sistema.
Pronto para a ação? Muita calma nessa hora. Você precisa do número da licença do Windows, que pode ser pedido para validar a instalação.
Tire uma foto da etiqueta com o número de série (que normalmente fica embaixo do computador ou na caixa do Windows, se você comprou o sistema na loja) e guarde. Não tem etiqueta? Vá em Meu Computador, clique com o botão direito e selecione Propriedades. Lá aparecerão todas as informações da máquina, inclusive se o Windows é de 32 ou 64 bits, e o número de série.
Dito isso, é hora do download.
A ferramenta da Microsoft permite o upgrade direto, sem criar o pen drive, mas em nossos testes, infelizmente nem sempre deu certo. Se dá algum pau na rede, é preciso começar tudo de novo. Tentamos dos dois jeitos, e apanhamos menos gravando o pen drive. Se você tem mais que um computador que pode receber o upgrade, essa é a melhor forma.
Separe um pen drive com pelo menos 4 GB. Se quiser, pode gravar de uma vez as versões de 32 e 64 bits para decidir qual usar na instalação, mas vai demorar o dobro para baixar e ocupará 6 GB de espaço no pen drive, que só poderá ser usado para isso até ser reformatado.
Depois de baixar os arquivos de instalação, a ferramenta prepara tudo sozinha.
Depois, é só ter paciência. Mesmo depois da instalação terminada, o que leva mais ou menos uma hora e meia, considere mais uma hora para o Windows 10 baixar os drivers e ficar perfeito.
Em nosso B!Tlab, conseguimos, depois de gravar alguns pen drives, “ressuscitar” um upgrade que tinha dado problema e colocar, em menos de 3 horas, cinco máquinas rodando Windows 10. Até um netbook ancestral de 2008, com 1 GB de RAM que rodava com dificuldade mesmo o Windows 7, ficou bom com o Windows 10.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…