Categories: M2MRedes

Indústria de telecomunicações faz acordo para um menor consumo de energia

Os padrões foram aceites pelo 3GPP (3rd Generation Partnership Project), uma organização tecnológica do ramo de telecomunicações que visa padronizar a criação, envio e reprodução de arquivos multimídia (vídeos) em telemóveis e outros aparelhos wireless GSM. Um projeto criado em 1998 por cinco empresas de tecnologia móvel, a ETSI (Europa), ARIB/TTC (Japão), CCSA (República Popular da China), ATIS (América do Norte) e TTA (Coreia do Sul).

O alinhamento da indústria ao longo de padrões comuns para banda estreita IoT (NB-IoT), cobertura estendida GPRS (EC-GPRS) e comunicação LTE do tipo máquina (LTE-MTC) irá permitir às operadoras e aos seus parceiros capitalizar em um mercado estimado em 589 mil milhões de dólares em 2020, explica a GSMA em comunicado, ou aproximadamente 47% do mercado de máquina-a-máquina (M2M), segundo a Machina Research.

As tecnologias complementares, definidas para o 3GPP Release 13, são entregues através de espectro licenciado e cobrirão todos os casos de uso LPWA, garantindo a escolha do cliente e ajudando o mercado da Internet das Coisas (IoT) a florescer, avança o comunicado.

A “Mobile IoT Iniciativa” da GSMA, apoiada por 27 operadoras de operadores móveis mundiais, fabricantes, empresas de chipset, módulos e infraestrutura, está a trabalhar para acelerar o desenvolvimento de soluções LPWA e implementar vários testes pilotos internacionais no início de 2016 com soluções comerciais completas a partir no final do ano, dizem no documento.

A GSMA também vai sediar uma reunião do 3GPP entre 18 e 22 de janeiro, em Budapeste, para trabalhar no sentido de finalizar os detalhes dos padrões NB-IoT estabelecidos.

“Este é um passo importante para que os operadores possam fornecer soluções padrão da indústria, ampliando as suas redes existentes de alta qualidade, plataformas de serviços e capacidades de gestão de clientes de classe mundial”, disse Alex Sinclair, diretor geral e de Tecnologia da GSMA. “O mercado de LPWA é uma área de alto crescimento da Internet das Coisas e representa uma enorme oportunidade de desenvolvimento próprio. Uma visão comum e global irá remover a fragmentação, acelerar a disponibilidade de soluções padrão da indústria e ajudar o mercado a atingir o seu potencial.”

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

2 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

3 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

4 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

1 semana ago