Categories: Negócios

Indra regista recuperação do negócio em Espanha

Nos primeiros três trimestres de 2014, a Indra registou o início da recuperação do seu negócio no setor espanhol, paralelamente a um crescimento de 13 por cento na moeda local e ao negativo ambiente económico que flagela a América Latina, nomeadamente o Brasil, que testemunhou a dormência do crescimento do mercado.

De acordo com Comunicado de Imprensa

A receita total foi de 2.086 milhões de euros, o que representa um aumento de três por cento na moeda local e um ligeiro decréscimo de dois por cento em relação ao período homólogo de 2013.

Por geografias, a evolução das vendas acumuladas para o período foi diferente. Espanha (que representa 38 por cento do total) caiu seis por cento, ainda que se espere que para o último trimestre do ano o mercado espanhol continue a sua evolução positiva, à medida que se consolida a melhoria macroeconómica em Espanha e na zona euro acumulando assim dois trimestres consecutivos de crescimento. A região da AMEA registou um aumento de 13 por cento na moeda local (onze por cento reportado), a América Latina subiu nove por cento na moeda local (o que representa uma queda de cinco por cento reportado).

Relativamente aos mercados verticais e em moeda local: Administração Pública e Saúde cresceu 12 por cento; Transporte e Tráfego cresceu nove por cento e Serviços Financeiros seis por cento. Energia e Indústria mostrou um desempenho estável, enquanto que Segurança e Defesa registou uma queda de três por cento. Relativamente a Telecomunicações e Media, assistiu-se a um decréscimo de nove por cento que reflete uma melhoria do seu comportamento durante este trimestre face à primeira metade do ano.

O lucro líquido ascendeu a 78 milhões de euros, o que representa um aumento de 18 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, em grande parte graças às menores despesas extraordinárias.

A contratação situa-se nos 2.126 milhões de euros, dois por cento superior às vendas, em linha com o rácio do terceiro trimestre de 2013. Destaca-se o crescimento da contratação na AMEA com um aumento de 43 por cento reportado. Em Espanha, mantém uma taxa positiva.

A margem EBIT recorrente situou-se nos 7,5 por cento. Durante o terceiro trimestre a Indra deu continuidade ao seu plano de adequação e melhoria de recursos, incorrendo um total de 16 milhões de euros de gastos extraordinários, o que inclui a maioria dos investimentos programados para 2014.

O último trimestre do ano vai concentrar-se na criação de cash flow livre, como tem acontecido nos anteriores.

O cumprimento da meta para todo o conjunto do ano em alcançar um cash flow livre de cem milhões de euros completa a faturação e cobrança de determinados projetos no México e no Brasil, bem como entrada de caixa de outros contratos relevantes celebrados na última parte do ano no processo de formalização.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago