Um estudo recente do Observador Cetelem questionou os consumidores sobre os motivos pelos quais não realizaram a última compra na Internet. Para a maioria dos europeus (mais de 60%), o principal entrave à compra online é a impossibilidade de ver, tocar e experimentar os produtos. O receio de que o produto seja danificado durante o transporte, a inexistência de serviços pós-venda e a demora na entrega são outros dos motivos apontados pelos consumidores europeus.
A par da vontade de ver e experimentar os produtos, a necessidade de opiniões e conselhos do vendedor é também apontado como um motivo de preferência pelas lojas físicas por um número considerável de consumidores (26%). Assim, as lojas físicas permanecem, até ao momento, insubstituíveis em matéria de experiência de compra.
Apesar das melhorias nos transportadores, que asseguram cada vez melhor a entrega dos produtos em bom estado, o receio de que os produtos sejam danificados pelo caminho é o principal motivo pelo qual os consumidores não fizeram a sua última compra de equipamento de TV, Hi-Fi e vídeo (21%), produtos domésticos (16%) e produtos de decoração e mobiliário de habitação (14%) na Internet.
Já no caso dos equipamentos de bricolagem ou jardinagem, o principal travão à compra online é a inexistência ou dúvida em relação à qualidade do serviço pós-venda (15%). Mesmo com o aumento da segurança no pagamento, muitos europeus (cerca de 13%) continuam a não comprar online por não gostarem de pagar pela Internet.
O estudo revela ainda que um europeu em cada quatro considera que esperar pela entrega dos produtos é um travão à compra pela Internet. Já a obrigação de estar presente no momento da entrega ou de se deslocar até aos Correios é apontada por 14% dos consumidores.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…