A IKEA quer acabar com os cabos e com a desarrumação que deles advém, na casa dos seus clientes. Para resolver este problema, a marca sueca anunciou a criação de móveis e outros objetos com carregadores sem fios incorporados para que os dispositivos móveis possam ser carregados através de uma opção mais cómoda e estética.
A partir de Abril, as lojas norte-americanas e europeias da IKEA receberão uma encomendas ligeiramente diferentes das habituais. Nos novos catálogos estarão presentes peças que integram carregadores wireless incluindo mesas, secretárias e candeeiros, fazendo uso da tecnologia Qi.
Os smartphones e outros dispositivos móveis poderão ser carregados a partir destes objetos bastando, para isso, aproximar o equipamento da mesa, por exemplo. No entanto, nem todos os dispositivos terão esta possibilidade já que têm de possuir a tecnologia Qi mas já são muitas as marcas que fabricam os seus smartphones ou tablets com esta funcionalidade, entre elas a Samsung, Nokia ou Google.
Para além da IKEA, também a cadeia Starbucks anunciou uma iniciativa semelhante ao instalar nos seus estabelecimentos bases de carregamento sem fios para que os smartphones possam ser carregados.
De acordo com os dados avançados pelo comunicado da IKEA, existem cerca de três mil hotéis, restaurantes, aeroportos e outros locais públicos que disponibilizam esta tecnologia e mais de 80 smartphones suportam Qi, bem como 15 modelos de carros.
A ideia surgiu a partir da observação de que a maioria dos clientes não gostava de ver cabos espalhados pela casa e que, para além do aspeto estético, existia ainda a questão prática já que, muitas vezes, os carregadores ficavam danificados por não estarem bem acondicionados. Com este projeto, a IKEA quer que vários produtos sejam carregados em simultâneo mas sem a confusão dos cabos.
Em comunicado, Bjorn Block, responsável do departamento de iluminação e carregamento wireless da IKEA, afirma que a crença da empresa é de que “telefones móveis são uma parte vital da vida das pessoas em casa e do seu desejo de estarem conectadas, e a Qi resolve essa necessidade ainda sem resposta de manter os dispositivos carregados”.
Block acrescenta que o facto da IKEA pertencer ao Wireless Power Consortium (WPC), uma associação de entidades relacionadas com energia sem fios, torna a IKEA mais preocupada com o acesso às tecnologias mais avançadas nesse campo.
Durante esta semana, a propósito do Mobile World Congress, em Barcelona, o WPC estará presente no evento para apresentar as novidades relativamente a produtos equipados com Qi.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…