IBM Verse apresenta nova abordagem do email corporativo

A IBM quer transformar a forma como utilizamos o email corporativo ao disponibilizar uma nova plataforma de colaboração, no modelo de negócio freemium, que utiliza soluções de analítica para proporcionar aos colaboradores um novo formato de conversação e uma nova forma de se relacionar com colegas, clientes, parceiros, assim como pesquisar e encontrar informações. Apesar de o email ser considerado um dos avanços mais significativos na produtividade dos colaboradores de uma empresa nos últimos 30 anos, tornou-se atualmente num dos maiores encargos organizacionais. Analistas do setor de TI estimam que 108 mil milhões de emails de trabalho sejam enviados diariamente, exigindo aos colaboradores a verificação das suas caixas de entrada uma média de 36 vezes por hora. Para agravar o problema, estima-se também que apenas 14 por cento dos emails que entram na nossa caixa de correio sejam realmente importantes.

O IBM Verse resulta de um investimento da companhia em inovação de design no valor de 100 milhões de dólares, e reúne soluções IBM nas áreas de cloud, analítica, social e segurança e apresenta uma abordagem muito diferente do email corporativo tal como o  conhecemos.

Utilizando soluções de analítica da IBM, vai aprendendo as preferências e prioridades de cada um ao longo do tempo, para conseguir encontrar mais rapidamente o que procura sobre um determinado projeto, bem como as pessoas nele envolvidas. A IBM acredita que estas valências poderão ainda ajudar a combater publicidade e emails indesejados, muitos deles infetados com malware.

Os clientes que optarem pelo IBM Verse terão também a opção de incorporar as capacidades do IBM Watson neste ambiente de colaboração, permitindo-lhes alargar o tipo de consultas e receber uma enumeração das várias respostas classificadas por grau de confiança.

Desenvolvido em colaboração com mais de 50 clientes e parceiros, o design do IBM Verse contou com o feedback e a descrição das dificuldades corporativas de um leque de profissionais de diversas áreas de negócio em todo o mundo.

Uma das suas principais caraterísticas é a priorização inteligente de tarefas, através da análise dos comportamentos e das preferências do utilizador. A sua inteligência visa que, ao longo do tempo, aprenda e absorva o contexto corporativo, permitindo conhecer cada processo e cada projeto a ser desenvolvido e por quem, entender as relações entre equipas de trabalho e, mais eficazmente, controlar, gerir e delegar tarefas.

Também a sua adaptação a vários dispositivos, desde a web a plataformas móveis, permite agregar informação crítica como caixa de entrada, calendário, listas de tarefas, redes sociais, mensagens instantâneas, reuniões online e partilha de ficheiros.

Bob Picciano, vice presidente sénior do IBM Analytics Group, sublinha que “a união entre analítica, cloud, tecnologias móveis e sociais não tem repercussões apenas nas nossas vidas pessoais. Está a mudar profundamente a forma como trabalhamos. Estas valências estão a alterar a maneira como as pessoas tomam decisões, criam e partilham novas ideias e colaboram, procurando ser mais produtivas. Com o IBM Verse, quisemos reinventar a experiência de colaboração e a forma como nos relacionamos no ambiente de trabalho”.

Disponibilizado a partir da cloud da SoftLayer com um grau de segurança de nível empresarial, o IBM Verse oferece aos utilizadores um ambiente de colaboração social escalável baseado na cloud e desenhado para plataformas móveis e Web.

Redação Silicon

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago