IBM testa solução cloud que evita interrupções em desastres naturais

A IBM e o Instituto Marist de Nova Iorque, Estados Unidos, testaram uma nova inovação na área de cloud computing que ajuda a prevenir o corte de comunicações dos serviços de voz e dados causados por desastres naturais.
Quando um grande evento meteorológico ocorre, os operadores de telecomunicações podem ter apenas algumas horas para proteger os sistemas críticos de comunicação. O processo de migração de aplicações e serviços de voz e de dados para uma localização segura, num processo chamado refornecimento, pode levar dias. Esta nova descoberta da IBM na área de cloud pode vir a reduzir o tempo de dias para minutos, evitando graves e dispendiosas interrupções.
Esta descoberta usa tecnologia usa tecnologia SDN e está a ser testada nos laboratórios do Instituto Marist. A tecnologia SDN permite que os operadores dos centros de dados controlem de forma mais eficiente o fluxo de dados nas redes físicas e virtuais, e que seja possível aceder a fazer alterações remotamente aos recursos de rede, através de um dispositivo sem fios e um controlador de rede open source, desenvolvido pelo Instituto em questão.
Esta solução baseada na cloud pode reduzir significativamente ou até eliminar por completo a perda de serviços e dados durante um desastre natural ou outro tipo de evento. Esta inovação está a ser testada e mostrada a clientes.