IBM terminará a revenda de produtos da NetApp

A IBM vai deixar de adquirir e revender os produtos de armazenamento da NetApp, numa altura em que está a tentar atrair um maior volume de consumidores para os seus próprios produtos e ofertas.

Foi revelado este fim-de-semana que a tecnológica International Business Machines está a planear deixar oficialmente de vender unidades de armazenamento da nova gama N da NetApp na próxima terça-feira, dia 27 de maio, encerrando o desenvolvimento desta linha de produtos.

Segundo um memorando interno, a que a Bloomberg teve acesso, esta jogada visa encorajar os clientes a comprarem produtos concebidos pela própria IBM.

Querendo, assim, reavivar vendas de hardware fracas, a empresa do setor norte-americano de tecnologia vai agora focar-se no desenvolvimento de nova tecnologia e na atualização de produtos já existentes.

Este redirecionamento deverá lançar um impacto negativo sobre a NetApp, visto que esta gera cerca de dois por cento das suas receitas a partir da IBM. Apesar de a empresa californiana de armazenamento e gestão de dados ter afirmado que a sua relação com a IBM tem atravessado mares revoltos, não se pronunciou relativamente ao término da revenda dos seus produtos.

“A IBM é a maior Fabricante de Equipamento Original cliente da NetApp”, avançou um analista da Wunderlich Securities, Kaushik Roy, acrescentando que a tecnológica International Business Machines tem vindo a perder uma parte significativa da sua quota no mercado do armazenamento computacional, o que, consequentemente, tem sido nocivo para as receitas que a NetApp extrai da IBM.

As ações da NetApp, depois de noticiadas as intenções da sua revendedora, caíram 2,8 por cento.

Estas duas empresas embarcaram nesta parceria em 2005, o que permitia que a IBM embutisse a sua marca nos produtos de armazenamento fabricados pela NetApp, e possibilitava que ambas, através desta aliança, melhor pudessem competir com a EMC.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago