IBM realiza sessão para debater o setor da Banca em Portugal

“Todos sabemos que há fatores que estão a provocar uma enorme disrupção, como a nova concorrência com a entrada de players de outros setores e o aumento das expectativas dos clientes que acompanham a rápida evolução do novo mundo digital e que exigem ofertas cada vez mais personalizadas”, sustentou António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.

De facto, para um desempenho sustentável das entidades financeiras é necessário assegurar uma transformação digital efetiva e repensar os atuais modelos de negócio. Para terem sucesso neste complexo contexto atual, estas precisam atualizar-se e tirar partido dos dados, para, com base nos novos sistemas cognitivos – usando machine learning e analítica avançada –, extrair conhecimento válido em tempo real e, desta forma, saber mais sobre a sua empresa, os seus clientes e a concorrência.

Os novos sistemas cognitivos, que aprendem autonomamente, compreendem linguagem natural com raciocínio lógico, e interagem mais naturalmente com as pessoas, são a peça-chave para que as empresas possam tomar a decisão certa, na hora certa. Neste caso, permitem agregar novas e inovadoras capacidades às entidades financeiras para que estas consigam chegar junto dos clientes mais rapidamente e criar novos modelos de satisfazer as suas exigências, oferecendo soluções inovadoras e disruptivas, como novas aplicações móveis e novos serviços em plataformas online.

Toda esta transformação digital provoca, no entanto, uma maior exposição e uma ameaça crescente na área da segurança e da fraude. É neste sentido que a IBM se juntou à SIBS para a criação de uma solução cognitiva de deteção de fraude em tempo real, pioneira no mercado português e inovadora no mundo, agregando o amplo know-how e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração da IBM na área de Watson for Financial Services. Estará disponível a partir do segundo semestre do próximo ano, num modelo as-a-service, para todos os mercados, indústrias e clientes no mundo inteiro que reconheçam o valor acrescentado desta nova solução para o seu negócio.

“O objetivo é proporcionar mais transparência em todos os pagamentos estabelecidos e mais confiança e segurança ao consumidor em todas as suas transações”, concluiu o responsável da IBM.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

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