De acordo com informação avançada pela agência Reuters, a IBM está a ponderar adotar a tecnologia por trás da bitcoin, conhecida como blockchain, para criar um sistema de pagamentos e moeda digital para as principais moedas.
A informação foi avançada por uma fonte ligada ao assunto, que explicou que o principal objetivo é permitir que as pessoas possam transferir dinheiro ou fazer pagamentos sem recorrer a bancos, poupando em custas de transação.
As transações monetárias usando o blockchain (uma espécie de lista de registo) permitiriam fazer os pagamentos de forma anónima e instantânea, sem recorrer a regulamentação do governo. Esta tecnologia é considerada como umas principais inovações da bitcoin.
Em vez de as transações serem guardadas num servidor separado e controladas por uma entidade individual, como uma empresa ou um banco, o “livro de registo” da bitcoin está aberto e acessível a todos os participantes da rede de moeda virtual.
“Quando alguém quer fazer uma transação no sistema, em vez de tentar adquirir bitcoin, basta dizer um valor de dólares. É quase como se fosse bitcoin sem a bitcoin”, disse a fonte à Reuters, sobre este projeto.
A IBM é uma das empresas tecnológicas que ambiciona expandir o uso de blockchain para além da bitcoin, a moeda virtual que, apesar da desconfiança, tem vindo a chamar a atenção de investidores.
Apesar de o projeto ainda estar numa fase inicial de desenvolvimento, a fonte afirma que existem bancos interessados na ideia. Ao contrário da bitcoin, este projeto de transação seria fiscalizado por bancos. Para além disso, seria também possível associar a moeda digital a uma conta bancária, possibilitando a criação de uma carteira digital ligada à conta.
A IBM não confirmou oficialmente, até o momento, estar a trabalhar em tal projeto.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…