A IBM Portugal celebrou o Ecosystem Summit 2018, a conferência Anual de Parceiros de Negócio da IBM Portugal. Com cerca de 150 participantes, a sessão revelou-se uma vez mais um momento importante para partilhar conhecimento, experiências e, acima de tudo, um grande entusiasmo pelo trabalho em conjunto, com foco nos imperativos estratégicos da IBM: inteligência artificial, cloud, segurança, blockchain e mobilidade, enfatizando o papel destacado que o ecossistema desempenha neste âmbito.
No ecossistema IBM, muitos dos parceiros de negócio de longa data da IBM estão a transformar-se em parceiros de próxima geração. Como a Maersk, que além de cliente é atualmente também um Parceiro de Negócio IBM, agregando 114 anos de experiência no setor do transporte marítimo, com tecnologias de cloud e blockchain para fornecer transparência e simplicidade ao comércio global. Cada vez mais clientes estão a trabalhar em projetos e parcerias com a IBM, expandindo a sua base de clientes e criando novos fluxos de receita.
Com o objetivo de acelerar e capacitar os parceiros de negócio de próxima geração em todo o ecossistema IBM, a Companhia anunciou recentemente quatro novas iniciativas que tornarão esta relação com a IBM mais fácil, rápida e mais compensadora para os Parceiros de Negócio, juntando a sua experiência nos vários setores às tecnologias IBM, para que possam oferecer soluções de alto valor que resolvam os problemas mais desafiantes dos clientes.
1 – Potenciar a transformação do ecossistema. Agora, é ainda mais fácil para os Parceiros de Negócio que revendem a tecnologia IBM alternarem entre modelos de relacionamento e avançar na cadeia de valor do cliente com benefícios e suporte flexíveis através do PartnerWorld, o principal programa de parceiros da IBM. Consolidámos o número de competências que oferecemos e assegurámo-nos de que estas são realmente relevantes para a certificação de produto, de modo a que os parceiros possam obter uma maior compensação e de forma mais rápida. Para ajudar os parceiros nesta caminhada, adicionámos também novas funcionalidades ao Program Console e ao PartnerWorld Advisor. Além disso, introduzimos novos incentivos aos parceiros que queiram incorporar a tecnologia IBM nas suas soluções, designadamente novos benefícios, testes SaaS, sandboxes, créditos em IBM Cloud e ainda apoio ao desenvolvimento para aqueles que pretendam criar novas soluções com base em tecnologia IBM. Por fim, continuaremos a expandir os nossos fundos e iniciativas de co-marketing, alinhando-as com as dos parceiros que estão a desenvolver novas competências em áreas como marketing digital, para que possam chegar a novos clientes em novos domínios. Em conjunto, estas melhorias e ofertas ajudarão de certo os parceiros a criar rapidamente novos modelos de negócio e a vender soluções mais relevantes para as várias indústrias.
2 – Disponibilizar o Watson Build 2.0, um challenge de Inteligência Artificial para gerar nova propriedade intelectual. A segunda edição do desafio Watson Build da IBM ajudará ainda mais parceiros a desenvolver competências em IA, a criar protótipos em menos de 10 meses que possam resultar em soluções baseadas no Watson e na IBM Cloud, e a potenciar a sua capacidade de incorporar a tecnologia IBM de forma mais rápida. No ano passado, o primeiro desafio Watson Build atraiu mais de 1.300 empresas para workshops de Design Thinking da IBM, incentivou à criação de 400 novos planos de negócio baseados em IA e permitiu que mais de 100 parceiros avançassem e desenvolvessem novas soluções com tecnologia de IA incorporada. Nesta segunda fase, esperamos que ainda mais parceiros se juntem à iniciativa.
3 – Lançar uma nova plataforma digital self-service. Projetada para parceiros que estão a construir e a vender soluções com tecnologia IBM incorporada, a plataforma permite o acesso a tecnologias de ponta com suporte técnico, padrões de código pré-construídos e ainda cursos de desenvolvimento de competências. Assim que os parceiros estiverem prontos a levar as suas soluções integradas ao mercado, poderão listá-las no IBM Marketplace e aumentar assim o seu alcance para chegarem a novos clientes globalmente.
4 – Expandir a pegada digital em plataformas cloud de terceiros. No ano passado, duplicámos a presença da IBM em plataformas e agregadores de cloud de entidades terceiras. Em 2018, assinámos já novos acordos com a AppDirect e a ALSO Deutschland GmbH, o que significa que parceiros e clientes podem agora encontrar ofertas IBM em 10 diferentes plataformas de cloud e chegar a mais de 60 milhões de novos clientes em todo o mundo. Os parceiros podem tirar partido dos benefícios destas novas parcerias, à medida que novos clientes agregam tecnologias IBM com outras ofertas complementares e serviços de parceiros. O que representa uma forma integrada de os parceiros chegarem aos clientes por via digital.
Como parte do compromisso da IBM em ajudar os parceiros a crescerem, a IBM lança um modelo de relacionamento reestruturado, desenhado para melhorar a experiência end-to-end do parceiro e incentivá-lo a transitar para soluções de maior valor que estão alinhadas com áreas estratégicas de crescimento, como a IA, cloud, segurança e oferta de serviços. No novo modelo, os parceiros têm a oportunidade de ganhar uma maior rentabilidade, ao contribuírem com valor acrescentado através de propriedade intelectual, com foco em novos clientes e na construção de novas soluções.
Os vencedores desta edição do IBM Ecosystem Summit, são:
Prémio Parceiro Revelação 2017 – DoItRight
Prémio Parceiro do Ano em Autonomia 2017 – Eurotux
Prémio Parceiro do Ano em Soluções & Infraestrutura – Compta
Prémio Parceiro do Ano em Volume de Negócio & Crescimento – Informática El Corte Inglés
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