IBM lança nova edição do Smarter Cities Challenge
O objetivo é ajudar as cidades a resolverem os seus maiores desafios e a melhorarem os serviços que prestam aos seus cidadãos.
A IBM volta a alargar o Smarter Cities Challenge a mais localidades de todo o mundo, ao lançar mais uma edição deste programa competitivo global, no qual a empresa norte-americana disponibiliza serviços de consultoria com o objetivo de promover e criar cidades mais inteligentes.
Nesta nova edição, cujo prazo de candidaturas termina a 24 de fevereiro, a IBM está à procura de projetos que possam beneficiar com as tecnologias inovadoras da companhia, como são exemplo a analítica avançada de dados, o cloud computing, a computação cognitiva e as soluções de analítica de dados meteorológicos.
Em comunicado, a IBM explica que os requisitos essenciais para se ser uma cidade vencedora incluem uma liderança forte, vontade de colaborar com várias entidades e o desejo de transformar a cidade num local mais inteligente e eficiente.
A IBM selecionará as 10 candidaturas que melhor se enquadrem nos critérios desta iniciativa, de um total estimado de 100 que são recebidas a cada nova edição.
Este galardão prevê que cada cidade selecionada, de entre o leque de candidaturas, acolha uma equipa composta por seis dos melhores consultores da IBM, que procurará, durante três semanas, avaliar, analisar e recomendar melhorias estruturais na região.
O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal e outras entidades locais, de modo a recolher a informação necessária para que, no final, se possa disponibilizar uma lista de recomendações detalhadas, com base nos requisitos e objetivos do projeto apresentado pelo município. O valor deste apoio em consultoria representa um investimento estimado de 500 mil dólares.
Faro foi até ao momento a única cidade portuguesa premiada com este apoio da IBM. O projeto decorreu em 2014, tendo tido como resultado uma série de recomendações na área do turismo, da inovação e da economia do mar.