IBM lança duas novas soluções de análise de dados e previsão de tendências

No seu Client Center, em Lisboa, a IBM apresentou as soluções IBM Social Media Analytics e IBM Predictive Customer Intelligence, tecnologias especialmente desenvolvidas para ajudar os diretores de marketing a superarem desafios relacionados com “a explosão de informação, o uso generalizado de plataformas sociais e a proliferação de canais e dispositivos móveis”, como diz a tecnológica, em nota.

Cada vez mais, os consumidores recorrem às plataformas digitais, incluindo as redes sociais, para expressar o agrado ou desagrado face a certa marca. A análise destes conteúdos é essencial para que uma empresa possa impedir que um mau comentário adquira proporções incontroláveis e prejudiciais para o negócio e permitir que conseguida aproveitar oportunidades de crescimento e reforço da marca que possam nascer de um comentário positivo.

O estudo Marketing is a (Buyer) Journey, Not a Destination, permitiu à IBM perceber que mais de 57 por cento dos diretores de marketing pretende aumentar o orçamento do seu departamento ao longo dos próximo três anos. “Neste “media mix”, os meios digitais irão assumir grande destaque e uma importância crescente, retirando algum protagonismo aos meios tradicionais”, concluiu a IBM.

A IBM Social Media Analytics coloca nas mãos do marketing ferramentas que permitem analisar as informações, relativas à marca e aos seus serviços, que circulam nas redes sociais, blogues e fóruns. Isto ajuda a empresa a entender de que forma é percecionada pelos consumidores.

Por outro lado, atuando como um complemento, a IBM Predictive Customer Intelligence ajuda a antecipar tendências, a personalizar ofertas e a aprimorar produtos e serviços com base nos dados recolhidos nas plataformas sociais.

“Nesta era digital, não tenho dúvidas que a tecnologia deixou de ser apenas um fator de eficiência para passar a ser sobretudo um facilitador da experiência com o cliente e um fator de criatividade e inovação, desempenhando cada vez mais um papel fundamental na transformação dos processos de negócio das empresas”, refere, em nota, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

O responsável de marketing da Caixa Geral de Depósitos, Filipe Teixeira, disse, durante a sessão de apresentação das soluções, que decorreu no dia 23 de setembro, que “O principal desafio de cada empresa é gerar e dar uso inteligente à informação que possui, nomeadamente transformando conhecimento estratégico em insights operacionalizáveis na ação comercial e serviço ao Cliente”.

Por sua vez, Nuno Próspero, gestor de Online Customer Experience da Vodafone, disse que a solução adotada pela operadora permitiu “identificar, de forma inovadora, pontos críticos e oportunidades de melhoria na interação dos utilizadores com o site e apps, o que se traduz no desenho de soluções digitais mais fáceis de usar e mais próximas das necessidades dos utilizadores”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago