IBM lança duas novas soluções de análise de dados e previsão de tendências

No seu Client Center, em Lisboa, a IBM apresentou as soluções IBM Social Media Analytics e IBM Predictive Customer Intelligence, tecnologias especialmente desenvolvidas para ajudar os diretores de marketing a superarem desafios relacionados com “a explosão de informação, o uso generalizado de plataformas sociais e a proliferação de canais e dispositivos móveis”, como diz a tecnológica, em nota.

Cada vez mais, os consumidores recorrem às plataformas digitais, incluindo as redes sociais, para expressar o agrado ou desagrado face a certa marca. A análise destes conteúdos é essencial para que uma empresa possa impedir que um mau comentário adquira proporções incontroláveis e prejudiciais para o negócio e permitir que conseguida aproveitar oportunidades de crescimento e reforço da marca que possam nascer de um comentário positivo.

O estudo Marketing is a (Buyer) Journey, Not a Destination, permitiu à IBM perceber que mais de 57 por cento dos diretores de marketing pretende aumentar o orçamento do seu departamento ao longo dos próximo três anos. “Neste “media mix”, os meios digitais irão assumir grande destaque e uma importância crescente, retirando algum protagonismo aos meios tradicionais”, concluiu a IBM.

A IBM Social Media Analytics coloca nas mãos do marketing ferramentas que permitem analisar as informações, relativas à marca e aos seus serviços, que circulam nas redes sociais, blogues e fóruns. Isto ajuda a empresa a entender de que forma é percecionada pelos consumidores.

Por outro lado, atuando como um complemento, a IBM Predictive Customer Intelligence ajuda a antecipar tendências, a personalizar ofertas e a aprimorar produtos e serviços com base nos dados recolhidos nas plataformas sociais.

“Nesta era digital, não tenho dúvidas que a tecnologia deixou de ser apenas um fator de eficiência para passar a ser sobretudo um facilitador da experiência com o cliente e um fator de criatividade e inovação, desempenhando cada vez mais um papel fundamental na transformação dos processos de negócio das empresas”, refere, em nota, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

O responsável de marketing da Caixa Geral de Depósitos, Filipe Teixeira, disse, durante a sessão de apresentação das soluções, que decorreu no dia 23 de setembro, que “O principal desafio de cada empresa é gerar e dar uso inteligente à informação que possui, nomeadamente transformando conhecimento estratégico em insights operacionalizáveis na ação comercial e serviço ao Cliente”.

Por sua vez, Nuno Próspero, gestor de Online Customer Experience da Vodafone, disse que a solução adotada pela operadora permitiu “identificar, de forma inovadora, pontos críticos e oportunidades de melhoria na interação dos utilizadores com o site e apps, o que se traduz no desenho de soluções digitais mais fáceis de usar e mais próximas das necessidades dos utilizadores”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

23 mins ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

7 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago