IBM investe mil milhões para criar nova unidade para o Watson

A IBM anunciou que vai investir mais de mil milhões para estabelecer uma nova unidade de negócio para o Watson. A gigante da tecnologia espera conseguir mais receitas do supercomputador.

A maior service provider de tecnologia do mundo anunciou, também, que o IBM Watson Group vai ser liderado por Michael Rhodin que era, anteriormente, vice-presidente sénior do grupo de soluções de software da IBM.

A IBM afirmou que o investimento inclui cem milhões de dólares de fundo de equidade para aumentar a inovação no Watson Developers Cloud, aberto a developers de aplicações externas deste o ano passado. A unidade vai estar baseada em Nova Iorque e vai ter cerca de dois mil empregados.

O Watson é um sistema de supercomputador de inteligência artificial que tem o seu nome depois do antigo presidente da empresa Thomas Watson. Usando capacidades de linguagem natural e analítica, o Watson processa informação da mesma forma que as pessoas pensam, permitindo analisar e interpretar rapidamente grandes quantidades de dados. A empresa declarou que diminuiu o tamanho do supercomputador para o tamanho de “três caixas de pizza”. O seu tamanho original era equivalente a um “master bedroom”.

Sobre o Watson Group, a IBM vai oferecer a tecnologia, que é distribuída através da cloud e pode ser usado por novos consumidores e aplicações enterprise, a negócios e indústrias, assim como aos consumidores. A empresa decidiu estabelecer a unidade por causa da forte procura em computação cognitiva.

“Chegámos a um ponto de inflexão onde o interesse aumentou e reconhecemos que precisamos de nos mover mais depressa”, referiu Stephen Gold, vice-presidente do Watson Business. O Watson vai ser distribuído pela Softlayer, um negócio de infraestrutura cloud computing comprada pela IBM em 2013.

Jamie Popkin, managing vice president da Gartner, declarou que a tecnologia da IBM melhorou significativamente em como a informação pode ser usada e gerida. “Acho que eles desenvolveram algo que que nos pode levar ao próximo passo para onde a gestão de informação precisa de ir”, afirma.

Os lucros da IBM no ano de 2012 foi de 104,5 mil milhões de dólares.

Rui Damião

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago