IBM investe em empresa de e-commerce

A IBM, através da sua unidade Watson, investiu uma quantia não divulgada na Fluid, uma empresa de e-commerce, para criar um protótipo de uma app de ‘personal shopping’ para o retalhista de vestuário The North Face.

Refira-se que, quando a IBM formou o grupo Watson no início deste ano, colocou de parte 100 milhões de dólares para investir diretamente no seu ecossistema de parceiros. Aliás, ainda recentemente a empresa anunciou um investimento na Welltok para criar aplicações ligadas ao sector da Saúde para a Watson.

A ideia por detrás deste investimento da IBM parece ser que a nova app da Fluid, a Expert Personal Shopper (XPS), seja construída a partir de ferramentas da Watson, visando criar interações humanas que permitam descortinar preferências de consumo. No fundo, a XPS é uma aplicação cloud que responde a perguntas de forma rápida e que dá detalhes de produtos, permitindo aos marketers interagirem com os consumidores.

No âmbito do negócio, a IBM cedeu especialistas à Fluid, tal como acesso a tecnologia e propriedade intelectual. O primeiro protótipo XPS está a ser desenvolvido para o retalhista norte-americano The North Face, fruto de uma colaboração de mais de oito anos, e deverá permitir, por exemplo, que o consumidor pergunte à app qual a melhor roupa para usar num determinado local numa determinada altura do ano e receber uma série de recomendações em resposta.

O objetivo final da IBM e da Fluid é fornecer tecnologia que proporcione o mesmo tipo de conselhos úteis que um vendedor de loja pode oferecer, ao mesmo tempo que ajuda os consumidores a reduzir o tempo de pesquisa online antes de fazer uma compra. Assim, a XPS vai incorporar todos os dados, críticas e conteúdo da The North Face através do Watson para oferecer as recomendações mais adequadas.

Segundo os analistas norte-americanos, o sucesso do ecossistema Watson é crítico para a IBM, já que Wall Street parece prestes a perder a paciência com a falta de crescimento da ‘Big Blue’, preferindo voltar a sua atenção para players que estão a apostar em áreas como big data e analytics, mobilidade e cloud.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

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