IBM fortalece compromisso para com a investigação científica

No âmbito da celebração do décimo aniversário da iniciativa IBM World Community Grid, a IBM lançou esta semana o projeto Uncovering Genome Mysteries, que permite comparar proteínas codificadas pelos genes de uma grande variedade de formas de vida. 

Quando questionados sobre o que têm em comum o ADN das algas marinhas da Austrália, a água do rio Amazonas, as plantas tropicais e o solo da floresta, os cientistas respondem: muito. Na realidade, compreender as semelhanças genéticas das diversas formas de vida pode permitir aos investigadores produzir compostos de novos medicamentos, materiais ecológicos, culturas mais resistentes e ar, água e energia mais  limpos.

O projeto permitirá efetuar cerca de 20 quatriliões de comparações entre 200 milhões de proteínas subjacentes a uma grande variedade de organismos. Para esta análise seriam necessários cerca de 40 mil anos de  cálculos mas, com o poder de computação do World Community Grid da IBM, este tempo será reduzido para apenas alguns meses.

Criado e gerido pela IBM, o World Community Grid oferece aos cientistas o poder da computação, ao aproveitar o tempo não utilizado nos computadores  e dispositivos móveis de quem nele participa de forma voluntária. Tudo isto através do simples download de uma aplicação. Esta “doação” de tempo não gasto pelos equipamentos e a escalabilidade deste supercomputador virtual, oferecem aos cientistas uma capacidade praticamente ilimitada para trabalhar com grandes quantidades de dados, sem nenhum custo associado.

A associação do World Community Grid a este projeto permitirá processar sequências de proteínas de várias formas de vida. Por exemplo, existem cerca de dez vezes mais micro-organismos que vivem dentro e sobre corpos humanos do que células humanas reais. Estes micro-organismos controlam uma enorme variedade de processos naturais envolvidos na saúde humana (as bactérias do intestino ajudam a digestão e a reduzir as alergias), na produção de alimentos (a levedura aumenta a produtividade dos padeiros, acelera a preparação e melhora o sabor), na agricultura e aquacultura (as bactérias são usadas para remover as impurezas). Por sua vez, os micro-organismos têm sido usados ​​para limpar a água nas estações de tratamento de esgoto e até mesmo derrames de petróleo. Os micro-organismos em plantas tropicais exóticas mostram-nos também como podem ser eficientes fontes de combustíveis sustentáveis.

Consequentemente, o projeto Uncovering Genome Mysteries pretende produzir uma base de dados com informação sobre comparação de sequência de proteínas, que servirá de referência para todos os cientistas. Os líderes do projeto esperam que esta base de dados possa levar à identificação de novas funções dos genes, à descoberta de como os organismos interagem entre si e com o meio ambiente, e a uma melhor compreensão de como os micro-organismos podem modificar-se com as alterações ambientais, como as climáticas.

Redação Silicon

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago