IBM e VMware fecham parceria em nuvens híbridas corporativas

A IBM e a VMware estabeleceram acordo estratégico para ajudar empresas a explorar mais a vantagem competitiva proporcionada pela computação em nuvem. De acordo com as empresas, a parceria vai permitir aos clientes corporativos estender com facilidade as suas cargas de trabalho, exatamente como são, das suas instalações de data center definido por software para a nuvem.

Os clientes das duas companhias poderão levar a tecnologia VMware, empresa de infraestrutura de nuvem e mobilidade corporativa, para qualquer um dos 45 Cloud Data Centers globais da IBM, ajudando as empresas a escalar globalmente evitando despesas de aquisição de novas ferramentas, riscos de desenvolvimento e reduzindo as preocupações com segurança.

IBM e VMware desenvolveram em conjunto uma oferta de arquitetura e de nuvem que permitirá aos clientes automaticamente aprovisionar ambientes VMware de data center definido por software (SDDC), formados por VMware vSphere, NSX e Virtual SAN em nuvem IBM.

Com o SDDC implementado, as companhias utilizadoras poderão alocar cargas de trabalho em ambientes de nuvem híbrida, sem modificações, graças ao uso de modelos comuns de segurança e rede baseados em tecnologia VMware.

A IBM vai utilizar as suas ferramentas CloudBuilder e funcionalidades de automação de cargas de trabalho para aprovisionar automaticamente cargas de trabalho pré-configuradas, ou customizá-las para nuvens validadas pelos padrões VMware para SDDC. Além disso, a VMware vai estender as ferramentas de gestão vRealize Automation e vCenter para o desenvolvimento e gestão de ambientes na nuvem IBM, como se fossem parte do data center dos clientes.

As duas companhias também irão comercializar em conjunto novas ofertas para nuvens híbridas, incluindo migração de cargas de trabalho, recuperação de desastres, expansão de capacidade e consolidação de data centers.

“Os nossos clientes serão capazes de desenvolver as suas soluções definidas por software de forma eficiente e segura, com uma automação de carga de trabalho sofisticada, tirando vantagem da flexibilidade e da efetividade de custo da IBM Cloud”, diz Pat Gelsinger, CEO da VMware.

“Estamos a atingir um ponto de inflexão, em que a nuvem se torna a plataforma em que a grande maioria dos negócios vai acontecer”, finaliza Robert LeBlanc, vice-presidente sénior da IBM Cloud.