IBM e Facebook reforçam estratégias de marketing das empresas
O Facebook e a IBM juntaram-se para ajudar as marcas a otimizarem a sua relação com o cliente. Através da disponibilização de ferramentas de marketing e analítica, as duas empresas vão potenciar a eficácia das estratégias de produto das empresas.
Sob os termos da aliança, os clientes da cloud de marketing da International Business Machines terão acesso a ferramentas publicitárias do Facebook, como a Custom Audiences, que permite que as empresas definam o seu público-alvo. Para além disso, também a própria IBM fornecerá funcionalidades de analítica e de design, para que as empresas possam adaptar as suas abordagens às diferentes audiências e analisar os resultados gerados.
A Journey Designer é outra das “munições” que a IBM vai oferecer e que possibilita que as empresas desenhem “experiências personalizadas para os consumidores”, segundo a empresa. O passo seguinte seria a utilização da Journey Analytics, que dá às organizações acesso a informações que traduzem o impacto da campanha no público definido.
Recorrendo às ferramentas das duas tecnológicas norte-americanas, as marcas poderão, de forma mais precisa e profícua, delinear a sua “verdadeira” audiência, aquela para qual foi concebido determinado produto.
A IBM revelou que o Facebook é a primeira empresa a integrar o IBM Commerce THINKLab, uma iniciativa que tem em vista potenciar a criação de novas soluções tecnológicas que aprimorem e personalizem a experiência do consumidor.
“A nossa parceria com a IBM ajudará as marcas de topo a obterem um nível de personalização em escala, recorrendo à cloud de marketing para encontrarem e envolverem o seu público-alvo no Facebook, assim como solucionarem os seus desafios mais complicados, em interação com o THINKLab da IBM”, comentou Blake Chandlee, vice-presidente do segmento de Parcerias do Facebook.
Por sua vez, Deepak Advani, líder da área IBM Commerce, afirmou que “com esta parceria, as empresas de produtos de consumo e os retalhistas conseguirão obter, de forma mais rápida e fácil, um conhecimento aprofundado das expectativas dos consumidores, fornecendo experiência atrativas, que façam a ponte entre o mundo físico e o virtual”.