Huawei assina parceria com Leica para ‘reinventar’ fotografia nos telemóveis

As duas empresas indicam que o acordo incluirá investigação e desenvolvimento, design, co-engenho, experiência do utilizador, marketing e distribuição em retalho. O intuito é combinar “as valências tecnológicas e fotográficas” das marcas. O compromisso será de longo prazo e faz parte da estratégia da Huawei de cimentar a sua posição como terceira maior fabricante de smartphones, atrás da Samsung e da Apple. Diz a empresa chinesa que a colaboração será “mutualmente benéfica.”

Richard Yu, CEO da divisão de consumo da Huawei, refere que a parceria vai resultar numa oferta mais completa para a base de clientes, “associando inovação e design, melhorando a experiência do utilizador e continuando a inspirar o fantástico avanço da sociedade em tecnologia, através de uma qualidade premium e excecional de imagem.” Yu lembrou que a Leica é “uma lenda” no mundo da fotografia, que revolucionou a indústria mais que qualquer outra.

A Leica é, de facto, um ícone dos fabricantes de câmaras fotográficas, com uma história centenária, admirada pelas câmaras leves para fotógrafos profissionais e lentes ópticas de grande qualidade. A Huawei menciona o seu continuado apelo para as gerações de consumidores mais jovens, que querem atingir o “Leica Look“.

Pelo lado da fabricante alemã, esta é a oportunidade de entrar num novo segmento. O CEO Oliver Kaltner, fala do desejo de desafiar os limites do que é tecnologicamente possível. “A parceria tecnológica com a Huawei oferece à Leica uma excelente oportunidade de introduzir a sua especialidade comprovada na área óptica, num novo segmento de produto e desbloquear novas e áreas de negócio, no campo dos dispositivos móveis”, refere. “Os smartphones são uma contribuição muito importante no mundo da fotografia e abrem uma importante porta para a Leica chegar a um novo público-alvo e a novos campos de atuação.”

“O lendário status na qual a marca Leica foi fundada conta com uma longa tradição em inovação, precisão e com uma construção da mais alta qualidade”, acrescenta Andreas Kaufmann, acionista maioritário da Leica Camera AG. O diretor do conselho de supervisão da empresa está convencido de que os “valores e conhecimento especializado em engenharia óptica” da Leica vai permitir à Huawei atingir os melhores resultados possíveis no campo da fotografia com smartphones.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

21 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago