HP aumenta portefólio e apresenta Experience Center
A HP quer reinventar-se e por isso vai apostar no aumento da sua oferta nos segmentos Premium e de Gaming assim como na área de impressão. Na apresentação à imprensa que decorreu na semana passada, no HP Experience Center, em Oeiras, a empresa deu a conhecer a nova assinatura Keep Reinventing, novos produtos e mostrou a área dedicada a clientes empresariais.
No último ano, a HP ganhou quota de mercado em Portugal no segmento de computação profissional, de acordo com a IDC, consolidando, assim, a liderança no mercado empresarial e mantendo o segundo lugar no mercado de consumo. A nível da área de impressão, a HP mantém a liderança nas impressoras de jacto de tinta, laser e grande formato onde detém a maior quota de mercado, 67%.
Na apresentção, Alexandre Silveira, Marketing Manager da HP Portugal começou por falar como a HP está transformar a sua imagem e por fazer uma breve resenha dos novos produtos, nomeadamente na área premium, de gaming, com a linha Omen, de impressão com o lançamento da multifunções mais pequena do mundo, a técnica PageWide e as impressoras 3D. O executivo afirmou que a HP tem tudo para ser um player no segmento premium, “temos uma marca conhecida, temos a tecnologia, temos o design, temos os canais”. Esta vai ser uma das apostas fortes com o novo modelo Spectre que possui um logo próprio mais estilizado e é considerado o portátil mais fino do mundo.
A inovação foi o tema principal do qual falou José Correia, diretor geral da HP Portugal, que indicou que a empresa gasta 3 mil milhões de dólares anuais em R&D, do nascimento da marca com a encomenda de osciloscópios pelos estúdios da Walt Disney, em 1939, e da reinvenção da companhia ao ter feito a separação do seu negócio, no final do ano passado, com a criação da HP Inc e da HPE. A HP vende, em Portugal, 1,5 PC´s e 1,2 impressoras a cada minuto, está no topo do mercado em seis das sete categorias de produtos que consideram mais importantes e vende soluções empresariais a todas as empresas que constituem o PSI 20, conforme afirmou José Correia. Sobre o futuro, o diretor geral falou que a HP está a trabalhar em 4D printing, hiper mobilidade, smart machines, IoT e em experiêncas imersivas. Referiu, ainda, a nova impressora 3D, que estará brevemente no mercado, e que será 10 vezes mais rápida que as atuais impressoras, terá grande detalhe com 20 microns e irá conjugar diversos materiais.
Novidades Premium e Gaming
No segmento premium são muitos os novos produtos, entre eles, o All-in-One Envy Curve, com ecrã curvo de 34 polegadas, processador Intel Core i5 e som Bang & Olufsen para “dar uma experiência realmente imersiva”, conforme indicou Pedro Coelho, Gestor de Categoria da HP Portugal.
O Spectre 13 foi outro dos lançamentos. Este topo de gama possui apenas 10,4 mm, 1,16 kg e um chassis de alumínio com dobradiças especiais para que seja mantida a espessura e este seja considerado o portátil mais fino do mundo. O Spectre vem com processadores Intel Core i, ecrã Full HD 13,3 polegadas, com sistema de som Bang & Olufsen e tecnologia HP Audio Boost para um som excecional, 3 portas USB-C, sendo que uma delas suporta tecnologia thunderbolt, e bateria com autonomia para 8 horas. Este modelo vai estar disponível em agosto por 1999 euros.
Outro dos equipamentos apresentados neste segmento foi o Envy 13, um portátil leve e fino com 12,9 mm de espessura, 1,2 Kg e que vai ter um PVP a partir de 1299 euros.
Para o mercado empresarial, a HP apresentou o EliteBook Folio, que com menos de 1Kg é o mais leve do mercado, o EliteBook 1030 e o Elite x2 1012. O EliteBook Folio possui um ecrã Ultra HD 4K, um ângulo de abertura de 180 graus e processadores Intel Core M vPro de a 6ª geração para uma elevada performance e eficiência. O EliteBook 1030 tem um ecrã de 13,3 polegadas, sem ventoinhas, com sistema de som Bang & Olufsen e software HP Noise Reduction para eliminar ruídos e melhorar assim a produtividade das reuniões virtuais. O Elite x2 1012 é um 2 em 1 com ecrã de 12 polegadas, processadores Intel Core m, 8 GB de RAM e leitor de impressões digitais. Tem a possibilidade de se usar um teclado avançado ou um mais leve que lhe confere ultra mobilidade.
A nível de mobile workstations, destaque para os ZBook 15u, ZBook 15, ZBook 17 e ZBook Studio, este último com 2,2 kg. Todos com ecrã de 15,6 polegadas, exceto o Zbook 17 que tem 17 polegadas como o próprio nome indica, estas workstations possuem processadores Intel Xeon, gráficas Nvidia Quadro, até 64GB de RAM e 1 TB HP Z Turbo Drive G” para um rápido e amplo armazenamento. Outra workstation apresentada foi a HP Z1 G3 All-in-One mas esta é uma versão desktop com ecrã de 23,6 polegadas Utra HD 4K e SSD M.2, os mais rápidos do mundo.
A nível de Gaming, primazia para os Omen by HP com logo especial que recupera a imagem da Voodoo, empresa adquirida pela HP e que foram pensados com vista às necessidades especiais dos gamers. Disponível nas versões 15 e 17 polegadas com teclado retro iluminado em vermelho dragão, Full HD, com solução inovadora de arrefecimento e placa gráfica Nvidia GTX 965m com 4Gb de memória dedicada, estes portáteis pretendem ser os primeiros da gama que vão contar com vários acessórios até ao final do ano. Os PVP são de 999 e 1299 euros para a versão de 15 e 17 poegadas, respetivamente e deverão estar no mercado em agosto. A versão desktop possui chassi em metal escovado, com led personalizável em várias cores, solução de refrigeração líquida, placa gráfica Nvidia GTX 1080 com 8GB de memória dedicada e está certificado para os Oculus de realidade virtual da HTC.
Outra das apostas da HP, é o novo Pavilion x360, um convertível com um suporte giratório de 360 graus, podendo ser usado em modo portátil, “stand”, “tenda” e tablet, para responder todas as necessidades dos utilizadores. Com três versões de 11.6, 13.3 e 15.6 polegadas, com ecrã HD ou Full HD IPS, até 8GB de RAM, processadores Intel Celeron e Core i5, sistema de som Bang & Olufsen e um peso de 1,4 Kg.
Novas Impressoras e a tecnologia PageWide
A HP apresentou Deskjet 3700 series, a nova gama de multifunções mais pequenas do mundo. Estas All-In-One com scan beam para serem mais compactas, foram desenhadas tendo em consideração a nova geração de utilizadores, Millennials, e permitem a fácil utilização do equipamento e impressão direta através de smartphones e tablets. Os novos modelos HP DeskJet 3720 e HP DeskJet 3730 estarão disponíveis em Portugal a partir de agosto, com um PVP de €69.
O portefólio foi aumentado também a nível empresarial com as Officejet Pro 8720, 8730 e 8740. Estes modelos, de acordo com Paulo Matos, Gestor de Produto da HP, têm um novo design e vão ser diferenciadores pois vão ter novas tintas, maiores capacidades, aumento de velocidade, ligação USB que consegue ler documentos PDF e Word de Pen Drives, um novo painel que permite personalização com ajuste nos ícones, digitalização dupla face em simultâneo e ainda “imprimir com dupla face à mesma velocidade de apenas uma página”, ou seja, impressão em modo duplex é tão rápida como em simplex, o que permite uma maior produtividade.
A HP desenvolveu a tecnologia HP PageWide, que permite a impressão de 75 páginas por minuto com secagem em menos de 1 segundo e que foi apresentada recentemente. Esta técnica consiste na utilização de uma cabeça de impressão estática que cobre a largura da página, com 42 buracos que injetam tinta e que permite consumos em 40% inferiores a uma lâmpada e menos manutenção, cerca de 80% menos de intervenções de técnicos especializados. A HP estima que para consumos de 5000 página por mês, uma impressora com esta tecnologia necessite de 3 intervenções num período de 5 anos. O PageWide Pro mais vocacionado para PME e serviços de impressão descentralizados terá 8 novos modelos e o PageWide Enterprise, para ambientes de impressão mais complexos, contará com 6 modelos novos. As impressoras com tecnologia PageWide são também as mais seguras do mercado conforme afirmou João Ferrão, LaserJet & Enterprise Solutions Category Manager da HP Portugal.
Quanto à categoria DesignJet, que comemora este ano o seu 25º aniversário, há duas grandes novidades: a T830 36-in e a Z5600. A DesignJet T830 36-in é uma impressora multifunções de grande formato mas compacta e de baixo custo, com um PVP de 4990 euros que é sensivelmente metade do que é usual custar uma multifunções A0. A T830 36-in vem com uma rugged case que lhe confere robustez extra e permite o transporte facilitado por exemplo, para um estaleiro de obras em que seja necessário fazer impressões na hora. Quanto à DesignJet Z5600 destinada à área de Fotografia, a mesma possui duplo rolo de 44 polegadas e estará disponível no final do mês.
HP Experience Center
O HP Experience Center pretende ser um espaço de experiências para clientes empresarias em que é possível ver e usar os mais de 100 produtos disponíveis. Estas experiências cobrem as áreas da segurança, mobilidade, sistemas gráficos de computação, impressão de grande formato, sistemas de virtualização, soluções de serviços de impressão e workflow. De acordo com José Correia, “este tem sido um espaço que tem ajudado muitos dos nossos clientes a encontrarem as melhores soluções para as suas necessidades mais complexas na área da computação e impressão. Funciona como um laboratório onde se testam as ultimas inovações da nossa marca e que nos tem ajudado na manutenção da liderança do mercado empresarial em Portugal”.
O HP Experience Center existe há cerca de 1 ano e meio e durante esse tempo já recebeu mais de 400 clientes que puderam observar as diferentes tecnologias que a HP oferece e ver os produtos a funcionar tendo uma ideia mais precisa do que os equipamentos são realmente capazes. As experiências que assistimos foram de impressão duplex em diversas impressoras para atestar a rapidez de alguns modelos, de segurança com o envio de um malware que será detectado pelo software da HP, um update de Bios em que o portátil é desligado da corrente mas recupera a informação da máquina ou a demonstração do software HP Noise Reduction, em foi possível comprovar o cancelamento do ruído de fundo durante uma reunião virtual por Skype.