Horizontal Cities premiada pela Agência Espacial Europeia

A startup recebeu o prémio de dois mil euros numa cerimónia em Bruxelas e estabeleceu um protocolo de colaboração com a ESA. Incubada no polo de Lisboa do Vodafone Power Lab, a Horizontal Cities é uma aplicação desenhada para ciclistas, cujo objetivo é calcular rotas de forma a evitar as inclinações da cidade. Ou seja, torna-as planas – daí o nome, cidades horizontais.

Mas a designação original era Lisboa Horizontal, visto que foi aqui que surgiu a ideia. Venceu a competição BIG smart cities da Vodafone em 2015, e desde que começou a receber apoio da operadora, há um ano, a startup evoluiu da cidade de Lisboa para uma abordagem mais global. Neste momento, a Horizontal Cities já tem 17% do mundo mapeado, usando os modelos topográficos das metrópoles.

O lançamento no mercado está previsto para breve e deverá ser feito em mais do que uma cidade europeia. A ideia é contribuir para que qualquer pessoa possa substituir os transportes tradicionais pela bicicleta nas suas deslocações do dia a dia ou de lazer. Foi por isso que o ARTES premiou a equipa portuguesa, já que um dos seus propósitos é promover ideias e aplicações tecnológicas que melhorem a vida dos cidadãos europeus e da sociedade em geral. A Horizontal Cities cativou a atenção do júri entre dezenas de projetos a concurso precisamente por corresponder aos critérios de inovação pretendidos pela ESA.

A nova competição BIG Smart Cities vai acontecer este ano em parceria com a Ericsson e está a receber candidaturas online até quarta-feira, 4 de maio.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago