HMD contrata ex-CEO da Rovio para ressuscitar marca Nokia
Três meses depois da sua criação, a HMD Global está pronta para trazer a magia de volta. A nova empresa assinou um acordo de licenciamento da marca Nokia para smartphones e tablets e acaba de contratar o ex-CEO da Rovio, Pekka Rantala, para liderar o marketing.
A HMD Global tem os direitos de licenciamento e comprou à Microsoft os direitos de uso da marca Nokia em telemóveis tradicionais e certos direitos relacionados com o design. A contratação de Pekka Rantala é importante, visto que este executivo esteve à frente da criadora do jogo e franchise Angry Birds.
Rantala, tal como o CEO da HMD Global Arto Nummela, é um veterano da Nokia. Trabalhou para a antiga gigante finlandesa entre 1994 e 2011 e chegou à Rovio no ano passado, mas só esteve como CEO durante um ano – a criadora de jogos foi obrigada a fazer cortes profundos e a reestruturar-se, missão que teve um impacto no executivo.
Os produtos que serão lançados com a marca da Nokia vão correr em cima de Android, o sistema operativo da Google. A sua produção e distribuição estará a cargo da FIH Mobile, uma subsidiária da chinesa Foxconn Technology com a qual a HMD e a Nokia Technologies assinaram um acordo de colaboação.
Trata-se de uma autêntica ressurreição da marca, depois de a Microsoft ter comprado a divisão móvel da Nokia em 2014 e de ter praticamente abandonado o mercado dois anos depois.
“A HMD foi fundada para oferecer uma casa focada e independente para um portfólio completo de telemóveis, smartphones e tablets Nokia”, explicou a empresa. A transação com a Microsoft estará completa na segunda metade do ano, e garantem que a HMD tem as licenças globais da marca.
Arto Nummela, o CEO, foi diretor da unidade de Dispositivos Móveis da Microsoft para a Ásia, Médio Oriente e África até à formação da HMD Global. O investimento previsto para a nova empresa é de 500 milhões de dólares nos próximos três anos.