O evento teve início com a formação de equipas, pelo que, seguidamente, se procedeu à análise de dados e de ideias. Os projetos foram, depois, desenvolvidos, sendo que às 17 horas de sábado começaram os pitches, que foram formalmente apresentados a um júri constituído por profissionais das entidades parceiras (Câmara Municipal do Porto, FutureCities, Lunacloud, ubiwhere, Porto Desing Factory e Instituto Pedro Nunes).
A apreciação do júri resultou na escolha de três projetos, pelo que as propostas escolhidas se centraram apenas num único objetivo, o de ajudar a melhorar a vida na cidade e a potenciar o conceito smart city. O facto de ser um evento tech permitiu que os participantes criassem aplicações híbridas, aptas para serem lançadas em versão beta, num espaço de 24 horas.
O terceiro lugar foi, deste modo, atribuído ao projeto Living Porto, que apresentou uma plataforma que reúne dados que possibilitam ao utilizador o acesso a informações, podendo este ajustá-las aos seus negócios, ideia que pode ser aplicada aos negócios locais.
Em segundo lugar destacou-se a proposta da equipa Derivá, que divulgou uma aplicação que dá a conhecer informação relativa aos locais que o utilizar pretende visitar e que, selecionando determinadas opções, envia indicações para este possa “navegar à deriva”.
A equipa que alcançou o primeiro lugar foi a Urbancare com uma aplicação ligada à área da saúde, utilizando, para tal, a análise de dados referentes à radiação UV, nomeadamente em locais que incidam com maior impacto e quais os procedimentos a tomar nestas situações. Esta aplicação, para além de fornecer informação ao utilizador, orienta-o, de forma ativa e real, de como deve este agir.
Nesta iniciativa esteve, ainda, presente o vereador da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo que afirma que “o olhar das pessoas que habitam a cidade é infinitamente mais importante do que qualquer outro, porque são as pessoas que realmente sabem o que é necessário fazer e melhorar”.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…