Categories: Segurança

Grupo Molerats já corrompeu múltiplos sistemas governamentais

Um grupo de cibercriminosos apropriadamente apelidado de Molerats (Toupeiras) tem estado empenhado nas suas investidas contra organizações governamentais e financeiras norte-americanas e europeias.

 

Os ataques descobertos por uma equipa de investigadores da empresa de segurança cibernética FireEye ocorreram no final do passado mês de maio, embora tenha sido avançado que estas investidas parecem ser parte de uma campanha de maior escala que decorre já há vários anos e que continua a fustigar inúmeros sistemas.

A FireEye asseverou que os ataques identificados são apenas a ponta do icebergue, uma só porção “ de uma bastante ampla série de ataques que data de outubro de 2011 e que se encontra ainda em curso”.

Da última vez que a firma de cibersegurança se debruçou sobre os Molerats, em Agosto do ano passado, associou o grupo a incidentes que tomaram lugar nos governos americano e europeu, bem como em instituições de Israel e de outros países do Médio Oriente.

Identificado pela natureza dos ficheiros que utilizam para disseminar malware e o tipo de Ferramentas de Acesso Remoto (RATs) a que habitualmente recorrem nos seus ataques, o grupo está agora de olhos postos num maior volume de organizações, pronto para atacar, qual predador impiedoso. Entre os novos alvos adivinha-se que se encontrem instituições da Palestina, de Israel, da Turquia, da Eslovénia, da Macedónia, da Nova Zelândia, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Letónia. Espera-se que também a BBC e uma grande instituição financeira norte-americana sejam atingidas.

No documento, a FireEye disse que se regista uma intensificação da atividade dos Molerats e que a sua lista de “alvos a abater” tenderá a crescer.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago