Categories: Negócios

Gowex declara bancarrota e ex-CEO enfrenta pena de prisão

A espanhola Gowex, fornecedora de serviços wireless, começou bem a semana quando hoje declarou falência, uma semana após terem sido descobertas atividades fraudulentas na empresa, e o seu fundador e ex-CEO poderá mesmo chegar a enfrentar mais de dez anos de prisão.

De acordo com a firma de advogados Velez & Urbina, responsável pela defesa da empresa e do seu diretor executivo Jenaro Garcia Martin, a Gowex não tinha outra solução senão declara falência, tendo em conta que não tinha forma de saldar as dividas que contraíra e que enfrentava uma “estagnação financeira”, fruto do término de vários contratos e do cancelamento de uma multiplicidade de novos projetos.

Martin, no passado dia seis de julho, dissera que havia, com efeito, manipulado a situação financeira da empresa durante, pelo menos, os últimos quatro anos. Na semana passada fora, então, acusado de falsificações contabilísticas, distorção de informação económica e financeira, e de utilização abusiva de informação privilegiada.

Depois de no início do dia de hoje ter testemunhado ante o Tribunal, Martin viu o seu passaporte ser confiscado e foi proibido de deixar Espanha.

Foi também ordenado a comparecer todas as semanas perante um tribunal e foram-lhe dadas duas semanas para pagar os 600 mil euros de fiança ou enfrentará mais de uma dezena de anos atrás das grades.

Santiago Peraz, o juiz de instrução do Tribunal Superior, disse que Jenaro Garcia Martin tinha pelo menos três milhões de euros numa conta bancária em Luxemburgo.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago