Categories: Negócios

GoPro estreia-se no setor público

A norte-americana GoPro, fabricante das câmaras wearable prediletas dos aficionados das atividades radicais, apresentou a sua oferta pública inicial, colocando as suas ações sob os preço de 24 dólares cada uma, o que valeu à empresa uma avaliação de 2,96 mil milhões de dólares.

Com a IPO a GoPro conseguiu conquistar 427,2 milhões de dólares, depois da oferta de 17,8 milhões de ações de classe A, 8,9 milhões das quais foram vendidas pela própria e as restantes foram disponibilizadas por acionistas da empresa.

As câmaras da GoPro receberam o selo de aprovação de grandes nomes do desporto como o snowboarder olímpico Shaun White, consagrado com uma medalha de ouro, e a surfista Kelly Slater, onze vezes sagrada campeã mundial.

Nicholas Woodman, fundador e diretor executivo da GoPro, e a sua família controlam a maior parte da empresa, monopolizando uma participação conjunta de 49 por cento.

A GoPro é a primeira empresa de produtos eletrónicos de consumo a estrear-se no setor público, depois de em 2011 a fabricante de headphones Skullcandy ter apresentado a sua oferta pública inicial.

A GoPro intenta utilizar os lucros da IPO para financiar investimentos e para colmatar dívidas. Desde o passado dia 31 de março, a empresa contraiu dívidas no valor de 110,7 milhões de dólares. Os lucros líquidos da GroPro caíram de 23 milhões para 11 milhões de dólares.

De acordo com a sua IPO, a electrónica norte-americana foi a maior vendedora de câmaras nos Estados Unidos em 2013, ano em que testemunhou um aumento de 88 por cento nos seus lucros, para 61 milhões de dólares, e registou um crescimento de 87 por cento nas receitas, que atingiram os 986 milhões de dólares.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

23 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago