GoPro estreia-se no setor público
A norte-americana GoPro, fabricante das câmaras wearable prediletas dos aficionados das atividades radicais, apresentou a sua oferta pública inicial, colocando as suas ações sob os preço de 24 dólares cada uma, o que valeu à empresa uma avaliação de 2,96 mil milhões de dólares.
Com a IPO a GoPro conseguiu conquistar 427,2 milhões de dólares, depois da oferta de 17,8 milhões de ações de classe A, 8,9 milhões das quais foram vendidas pela própria e as restantes foram disponibilizadas por acionistas da empresa.
As câmaras da GoPro receberam o selo de aprovação de grandes nomes do desporto como o snowboarder olímpico Shaun White, consagrado com uma medalha de ouro, e a surfista Kelly Slater, onze vezes sagrada campeã mundial.
Nicholas Woodman, fundador e diretor executivo da GoPro, e a sua família controlam a maior parte da empresa, monopolizando uma participação conjunta de 49 por cento.
A GoPro é a primeira empresa de produtos eletrónicos de consumo a estrear-se no setor público, depois de em 2011 a fabricante de headphones Skullcandy ter apresentado a sua oferta pública inicial.
A GoPro intenta utilizar os lucros da IPO para financiar investimentos e para colmatar dívidas. Desde o passado dia 31 de março, a empresa contraiu dívidas no valor de 110,7 milhões de dólares. Os lucros líquidos da GroPro caíram de 23 milhões para 11 milhões de dólares.
De acordo com a sua IPO, a electrónica norte-americana foi a maior vendedora de câmaras nos Estados Unidos em 2013, ano em que testemunhou um aumento de 88 por cento nos seus lucros, para 61 milhões de dólares, e registou um crescimento de 87 por cento nas receitas, que atingiram os 986 milhões de dólares.