Categories: EmpresasNegócios

Google vende unidade de imagens por satélite Terra Bella

De acordo com o comunicado da Planet, a aquisição inclui a constelação de satélites SkySat. Quando o negócio for tramitado, a Google entrará em um contrato multi-anual com a empresa para a compra de imagens por satélite.

Os detalhes financeiros da venda não foram revelados, tal como o montante que será acordado nesse novo contrato. A Google comprou a Terra Bella por 500 milhões de dólares americanos em 2014.

“Há muito que admirávamos o que a Terra Bella conquistou e achamos que a constelação SkySat de sete satélites de alta definição será muito complementar à frota de 60 satélites de média resolução da Planet”, afirmou Will Marshall, co-fundador e CEO da Planet Labs.

O acordo inclui a transferência de vários colaboradores da Google/Terra Bella para a Planet.

“Quando pensámos  numa companhia que compartilha a paixão e força da Terra Bella com relação à imagem por satélite de alta frequência, a Planet surgiu de forma natural”, comentou o vice-presidente de produtos e engenharia da Google, Jen Fitzpatrick. “A Terra Bella conquistou tanto nos últimos dois anos, incluindo o desenho e lançamento de mais cinco satélites. Estamos entusiasmados para ver o que ela fará no futuro, e ansiosos por ser um cliente de longo prazo”, acrescentou.

O co-fundador da empresa, John Fenwick, sublinhou também que a junção das duas empresas permitirá continuar sua missão e fortalecer o negócio.

A Planet Labs, indica a Reuters, é uma de várias startups tentando alavancar tecnologia que tornará os satélites mais pequenos e mais baratos, que irá facilitar o lançamento de grandes redes de com menos investimento e menor risco. Está sediada em São Francisco.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

80% reconhece a importância do Regulamento dos Serviços Digitais

Mais de 79% admite que opiniões online de consumidores impactam escolha da marca enquanto os…

11 horas ago

Ubiwhere apresenta produtos-piloto da Digital Nervous System Testbed

A solução foca-se na transição digital e permite avançar com a simulação de cenários reais…

1 dia ago

Pipedrive reforça as soluções de inteligência artificial

O CRM está a consolidar o seu compromisso com a IA através de um desenvolvimento…

2 dias ago

MEO acolhe 60 novos talentos no programa de trainees DarWiN

Estes jovens vão trabalhar em projetos desafiantes das várias áreas de negócio, tais como engenharia…

5 dias ago

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

7 dias ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

1 semana ago