Categories: MobilidadeNegóciosSO

Google vende Motorola à Lenovo

Num movimento inesperado, a chinesa Lenovo anunciou a compra da Motorola Mobility por 2,91 mil milhões de dólares. Do montante, cerca de 750 milhões de dólares serão pagos em ações.

Comprada em 2011 pela Google, por 12,5 mil milhões de dólares, a Motorola enfrentou anos difíceis. Mesmo com a venda do negócio de set-top boxes para a Arris, por 2,4 mil milhões, a Google não conseguiu a rentabilidade esperada.

Vale lembrar que o Moto X e o Moto G, lançados no ano passado, foram aparelhos de excecional custo-benefício, com grande aceitação pelo consumidor. Porém, a lucratividade da Motorola, juntamente com a inexperiência da Google no negócio de hardware de larga escala, abriu as portas para uma possível venda.

O que a Google queria ao comprar a Motorola era proteger-se de uma eventual guerra de patentes. Com um extenso portfólio, a Motorola serviu como escudo contra os concorrentes. Foram essas patentes que foram compartilhadas pela Google com a Samsung, que já perdeu cerca de um milhão em litígios com a Apple.

O que a Lenovo comprou foi a operação da Motorola, mas quase a totalidade das patentes ficou com o Google. E o que a Lenovo ganha com isso? Simples, acesso a uma infraestrutura fabril de primeira e acordos já estabelecidos com as maiores operadoras do ocidente.

A Lenovo já é muito grande no negócio de dispositivos móveis na Ásia. Como já anunciou que manterá a marca Motorola nos mercados em que ela é relevante, a chinesa usará todo o know-how da americana para entrar com tudo na Europa e Américas.

Quando comprou a operação de computadores pessoais da IBM, a Lenovo não só manteve o elevado padrão de qualidade da Big Blue como diversificou a linha e fez seu nome fora da China. É natural que ela siga o mesmo caminho com a Motorola, inclusive aproveitando os funcionários e a cultura da companhia.

Deste modo, tanto Lenovo como Google fizeram um bom negócio. A Google blindou seu Android, ganhou patentes importantes que servem como moeda de troca para parcerias de hardware. E o mais importante: livrou-se de uma operação de hardware que foge do seu core business. E a Lenovo conseguiu uma ferramenta que vai acelerar muito a entrada no mercado de smartphones do ocidente.

Agora, a Samsung tem um motivo real de preocupação, pois a Lenovo sabe como conquistar mercado. Seus PCs hoje são os mais vendidos no mundo, e com uma marca forte como a Motorola, que tem um design industrial particular e de qualidade, a Lenovo tem tudo para morder uma fatia considerável do negócio de dispositivos móveis da coreana.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago