Categories: Software

Google revela novo serviço de registo de domínios

A gigante tecnológica Google está determinada em estender o seu longo e forte braço até ao setor do registo de domínios eletrónicos com o lançamento do seu novo serviço, embora ainda em versão beta, chamado Google Domains.

O novo serviço do maior motor de pesquisa a nível mundial, anunciado ontem na página Google+ da empresa, vai permitir a personalização de subdomínios, oferecer novas extensões de domínios assim que estas sejam disponibilizadas na Web, e possibilitar o acesso a uma centena de endereços de correio eletrónico por cada domínio.

Apesar de a Google oferecer a personalização dos URLs, a empresa não vai ela própria acolher o website. Dadas estas condições, a Google, mediante parcerias com empresas como a Wix, a Weebly, a Squarespace e a Shopify, vai apresentar aos utilizadores as ferramentas necessárias à construção dos seus websites.

“As empresas vão poder procurar, encontrar, comprar e transferir o domínio que melhor se adeqúe ao seu negócio, seja ele .com, .biz, .gov ou qualquer outro do vasto espectro de novos domínios que estão a ser lançados na Web”.

A intrusão da Google num oceano por ela nunca antes navegado pode, segundo alguns especialistas, ser causa de impactos verdadeiramente nefastos no serviço de registo de domínios GoDaddy, que há aproximadamente quinze dias revelou as suas intenções para apresentar um oferta pública inicial que poderá ser superior aos cem milhões de dólares.

Não obstante ter sob a sua alçada 57 milhões de domínios, açambarcando quase 30 por cento de todo o mercado de registo de domínios, a GoDaddy comunicara no início deste mês que sofrera, em 2013, perdas líquidas que rondavam os 200 milhões de dólares em receitas de 1,13 mil milhões de dólares.

Esperemos que a imiscuição da Google num mercado que começa a ganhar visibilidade não seja fruto de uma qualquer intenção gananciosa para derrubar a já bem estabelecida GoDaddy, mas que seja consequência da razão que oficialmente apresentou como epígrafe desta sua nova estratégia, o facto de 55 por cento dos negócios de pequenas dimensões não terem os seus próprios websites.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 horas ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

1 dia ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

6 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago