Google lança concorrente do Slack
A Google lançou uma atualização para a sua ferramenta de chat online Hangouts tornando o serviço adequado aos locais de trabalho.
Esta quarta-feira, a Google lançou uma atualização para a sua ferramenta de chat online Hangouts tornando o serviço adequado aos locais de trabalho.
O Hangouts Chat oferece suporte a mensagens instantâneas em dispositivos entre trabalhadores, incluindo conversas em grupo. O serviço também permite aos utilizadores integrar widgets para aceder a dados de outros softwares corporativos numa conversação.
O serviço foi anunciado pela primeira vez em março de 2017. O Hangouts Chat está disponível no G Suite, da Google, um pacote de software para o local de trabalho que inclui ferramentas de email e processamento de texto. Atualmente, mais de quatro milhões de empresas pagam até 25 dólares por utilizador por mês.
O Hangouts foi lançado como um serviço gratuito em 2013. No entanto, a Google começou a ajustar o serviço para as empresas quando a Alphabet aumentou os seus esforços de venda e procurou trazer aos clientes muitas das características que possui internamente.
Scott Johnston, diretor de gestão de produto da Google, explicou que vê este serviço como um segundo Hangouts e que quer “avançar para ajudar as pessoas a se moverem mais rapidamente no trabalho”.
O Hangouts Chat vai enfrentar uma dura concorrência. A aplicação Slack tem mais de 50 mil equipas pagantes ao mesmo tempo que os trabalhadores adotam alternativas mais robustas ao email para comunicações de longa distância.
O serviço Teams, da Microsoft, fornece funcionalidades semelhantes no seu pacote do Office 365, que está mais à frente do que o G Suite da Google.