Android for Work é o novo projeto da Google que pretende aproximar a marca do mundo empresarial, tornando-o mais seguro. O objetivo é separar os conteúdos privados dos profissionais para que não ocorram falhas de segurança e para que pormenores de negócios não sejam revelados sem intenção.
Muitas vezes, o mesmo dispositivo móvel é utilizado tanto em contexto profissional como em contexto pessoal e privado, o que pode gerar problemas de segurança para as empresas. Recentemente, a IBM alertou, inclusivamente, para este problema ao revelar que a instalação de aplicações de encontros nos equipamentos profissionais poderia resultar no roubo de dados confidenciais.
Não só para resolver este problema de segurança mas também para potenciar o desempenho do smartphone no que diz respeito às tarefas da empresa, a Google anunciou o lançamento do Android for Work, uma plataforma que engloba aplicações e perfis de utilizador. É aliás essa componente de perfil que irá permitir separar os diferentes contextos.
Caso o smartphone em causa utilize o sistema operativo Android Lollipop, a transição será bastante natural já que o Android for Work funcionará a partir do sistema de perfis nativo desta versão mais atualizada. Poderá, então, ser criado um perfil pessoal e um perfil profissional, por exemplo, mantendo divididas as aplicações e ferramentas essenciais a cada um dos cenários sem que a segurança seja comprometida.
Para além da questão da segurança dos dados das empresas, surge também a questão da privacidade. De acordo com Rajen Sheth, diretor de produto de Android e Chrome for Work, “as pessoas podem usar as suas aplicações pessoais sabendo que o empregador só poderá gerir dados relacionados com trabalho e que não poderá apagar ou visualizar os seus conteúdos pessoais”.
Quanto aos smartphones que utilizem versões mais antigas Android, como é o caso do Ice Cream Sandwich ou Kitkat, cujas características não incluem a criação de perfis, a Google apresenta uma versão da aplicação Android for Work que deverá garantir os mesmos princípios de segurança.
Do lado dos empregadores, a Google Play for Work é uma aplicação que permite às empresas definirem quais as aplicações necessárias para que os profissionais desempenhem as suas tarefas, instalando-as diretamente em todos os dispositivos que tenham o Android for Work, havendo ainda a possibilidade de gestão das mesmas.
Para levar a cabo este projeto, a Google juntou-se a um grupo de parceiros que inclui empresas como a SAP, Blackberry, Samsung, Lenovo, HTC, Box e Cisco.
A aposta da Google no universo empresarial poderá ser uma decisão vencedora já que o número de utilizadores do sistema operativo Android está em franca expansão, alcançando já mais de mil milhões de utilizadores, de acordo com os dados indicados por Sheth, numa publicação.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…