Google: há vida além dos smartphones

Depois de conseguir um domínio assinalável no segmento dos smartphones (com uma quota de mercado superior a 75%), o software Android prepara-se para chegar aos automóveis, televisões e relógios ainda este ano. A Google pretende, assim, estender o seu negócio à área de dispositivos ligados à Internet, tal como outras tecnológicas têm vindo a fazer nos últimos tempos.

A Google aproveitou a sua conferência anual para programadores para revelar que os primeiros automóveis equipados com o software Android Auto para serviços de navegação, música e mensagens vão começar a ser exibidos perto do final do ano. Sem especificar marcas, a gigante tecnológica adiantou que mais de 40 empresas automóveis já aderiram à sua aliança para o desenvolvimento deste software.

No que diz respeito ao segmento dos relógios, vão agora começar a ser comercializados os smartwatches da Samsung e da LG com sistema operativo Android Wear, a versão de Android customizada para dispositivos wearable.

A outra aposta da Google é a Android TV, um serviço de streaming de vídeo através do qual a empresa quer dar aos espectadores uma interface acessível que lhes permita pesquisar e visualizar conteúdo. Esta nova versão chega quatro anos depois da primeira incursão do gigante nesta área, sendo que a Google TV não obteve, na altura, o sucesso esperado.

Mas as novidades não se ficaram por aqui. A Google também aproveitou a conferência para dar a conhecer o serviço ‘Google Fit’, que recolhe e analisa os dados relativos a saúde e fitness do utilizador (semelhante aos serviços recentemente anunciados pela Apple e pela Samsung).

Além disso, a empresa também adiantou que está a trabalhar com três parceiros para criar um smartphone para o mercado indiano que tenha um preço inferior a 100 dólares. A iniciativa é denominada ‘Android One’ e pretende colocar, posteriormente, este equipamento no maior número de pessoal possível em todas as regiões do mundo. O dispositivo terá um ecrã de 4,5” e capacidade dual SIM.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Altice Labs é parceira tecnológica do Skope – Museu de Medicina e Saúde

A empresa garantiu conetividade a todo o museu e desenvolveu ainda uma experiência museológica imersiva…

3 horas ago

Microsoft lança agentes autónomos para Microsoft Studio e Dynamics 365

Empresa introduziu dez novos agentes autónomos no Dynamics 365 para escalar a capacidade de todas…

20 horas ago

Lenovo é nova parceira oficial da FIFA

A tecnologia proporcionará melhores experiências aos adeptos do futebol em estádios e transmissões globais.

4 dias ago

NOS Comunicações e JPS Group desenvolvem casas inteligentes

O sistema NOS Smart Home oferece diferentes funcionalidades como a automação aplicada à iluminação, à…

5 dias ago

SAP apresenta novas soluções de gestão de despesas

Os clientes têm mais colaboração estratégica, maior produtividade, gestão simplificada da conformidade e melhoria do…

6 dias ago

Commvault expande parceria com a Google Cloud

A nova solução da Commvault oferece aos clientes do Google Workspace uma proteção abrangente e…

7 dias ago