Categories: Mobilidade

Google expande visitas virtuais a mais exposições e museus portugueses

O Google Cultural Institute passa assim a incluir obras do Museu Calouste Gulbenkian, Museu de São Roque e três exposições da Universidade do Porto sobre tradições portuguesas – renda de bilros, tradição sineira e festividades de São Pedro da Afurada.

Esta iniciativa da Google permite aos cibernautas “visitarem” os museus de forma virtual, e a expansão a partir de hoje eleva para mil os museus e parceiros associados.

“As visitas virtuais não substituem as visitas reais aos espaços, mas a tecnologia pode abrir novos horizontes e incrementar o conhecimento pela cultura a todas as pessoas, o que se transforma em algo realmente poderoso”, diz Amit Sood, diretor do Google Cultural Institute.

No caso do Museu Calouste Gulbenkian, a exposição que passa a integrar o Google Cultural Institute é composta por várias peças e esculturas, que vão desde uma mostra da Arte Egípcia a produções artísticas vindas de países como Pérsia ou Turquia. Também inclui quadros pertencentes aos séculos XV, XVI e XVII.

Museu de São Roque já estava presente no Google Cultural Institute, mas acrescenta agora três novas exposições: a Capela de São João Baptista e o seu tesouro (que inclui um conjunto de paramentos litúrgicos e missais), A Vida de São Francisco Xavier, composta pela Sacristia de São Roque, que foi uma das primeiras sacristias construídas pela Companhia de Jesus, e ainda As relíquias e o reliquários de São Roque, uma colecção doada à Companhia de Jesus nos séculos XIV e XVII.

Já a Universidade do Porto está a mostrar artes tradicionais portuguesas: a renda de bilros e a arte sineira, ambas exposições bilingues (português e inglês). Além disso, passa a estar disponível a exposição virtual das festas tradicionais de São Pedro da Afurada, uma das maiores festas do norte do país. Está ainda disponível uma nova aplicação bilingue para telemóvel com várias exposições virtuais, criadas pelos estudantes da Universidade.

A nível internacional, as adições incluem peças do Guggenheim, em Nova Iorque, o Palácio do Parlamento de Bucareste, na Roménia, e imagens em giga-resolução de quadros de Monet.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago