Depois de nove anos, o Google decidiu encerrar o Google Code, que permitia aos programadores hospedar os seus projetos de programação on-line. Agora, o Google anunciou o fim do serviço, motivado por uma sobrecarga de manutenção da plataforma e dificuldades em lidar com a concorrência.
Num post no blog Open Source, o Google reconhece que os tempos mudaram desde o lançamento do Google Code, em 2006. Na época, o objetivo era conseguir oferecer um sistema de hospedagem de confiança e que fosse estável.
Só que, desde então, têm surgido mais sites de hospedagem que cumprem a mesma função e com mais utilizadores, como é o cado do GitHub – que até é usado pelo Google usa para hospedar os seus projetos.
De acordo com Chris DiBona, diretor do Open Source, “muitos projetos passaram do Google Code para outros sistemas. Para estar onde estão os programadores, também nós migrámos para outros serviços, mudando quase mil dos nossos projetos de open source do Google Code para o Github”, é possível ler.
Para além disso, também o controlo administrativo se tornou penoso para o Google, já que tem de analisar e controlar projetos abusivos, uma vez que a quantidade de projetos realmente produtivos era mínima.
Assim, já não é possível criar novos projetos no Google Code. São dadas ferramentas aos utilizadores interessados em fazer a migração para outros serviços, que estarão disponíveis durante os próximos três meses.
A partir de 24 de agosto deste ano, o site estará disponível na versão de leitura. A data de encerramento do site é o dia 25 de janeiro de 2016, embora o Google diga que será possível aceder a determinadas informações durante todo o ano de 2016.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…