A doação, no valor total de cinco milhões de euros, será feita através do Project Reconnect, um programa concebido pela NetHope para equipar as organizações sem fins lucrativos com tecnologia. A ideia é dar aos refugiados uma oportunidade de se ligarem à internet e terem acesso a educação, através dos Chromebooks da Google.
Na publicação onde partilha a iniciativa, a diretora da Google.org Jacqueline Fuller conta a história de Ahmed, um estudante de economia que veio da Síria no ano passado. “Ele deixou a sua família e os seus estudos para trás para encontrar um futuro melhor na Europa. Em segurança em Berlim, o seu sonho é continuar os estudos e eventualmente tornar-se professor numa universidade alemã”, partilha a responsável.
“Queríamos fazer alguma coisa para ajudar nos desafios de longo prazo dos refugiados”, justifica a responsável, sublinhando que “os Chromebooks já provaram serem apropriados para propósitos educativos.”
Entre as vantagens destes portáteis estão a possibilidade de correr aplicações de educação ou línguas, o facto de estarem sempre a ser atualizados, e poderem ser configurados e geridos por um administrador central. “Por exemplo, podem correr um jogo educativo para crianças, um curso de línguas para jovens adultos ou até apresentarem informação sobre o processo de pedido de asilo numa homepage pré-definida.”
As organizações sem fins lucrativos que quiserem receber estes portáteis poderão candidatar-se no site do programa. Fuller termina o texto elogiando o “trabalho incrível” que estas organizações e os seus trabalhadores estão a fazer.
No ano passado, a Google procedeu a várias iniciativas de ajuda humanitária, com donativos e o envolvimento com organizações de emergência, incluindo a criação do projeto open source “Crisis Info Hub.”
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…