Google deverá reforçar aposta em publicidade mobile

A Google viu os seus lucros e receitas do terceiro trimestre falharem o alvo, numa altura em que a titã do universo online está a investir na reanimação de vendas de publicidade que têm vindo a cair numa dormência que está entorpecer uma das maiores fontes de rendimentos da empresa.

google

Os lucros da tecnológica californiana, sediada em Mountain View, rondavam os 6,35 dólares por ação, o que ficou aquém dos 6,53 dólares que haviam sido previstos pelos analistas. Já as receitas da Google ficaram-se pelos 13,2 mil milhões de dólares, valor este que ficou também atrás das estimativas dos analistas, segundo informações recolhidas pela Bloomberg.

Larry Page, o CEO da Google, tem investido em várias áreas, desde software para empresas até serviços mobile, numa tentativa de expandir o seu braço publicitário para além de ads em computadores pessoais.

As receitas geradas pelos websites daquela que é um dos maiores players da cena tecnológica mundial cresceram 20 por cento, um resultado inferior em três por cento face ao registado no período precedente. Contudo, tem sido forte a aposta no recrutamento de novos profissionais e no segmento de R&D, o que refletiu gastos que ultrapassaram em 50 por cento as despesas homólogas no mesmo período.

Ben Shachter, analista na Macquarie Securities USA, afirmou que o crescimento da Google está abrandar, resultado direto do capital desembolsado pela empresa para contratar talento. O analista acrescentou que uma solução que vise mitigar este decréscimo seria o reforço de áreas que tradicionalmente não são fortes fontes de receitas.