Categories: Negócios

Google continua a ser acusada de violar leis antitrust

Centenas entidades digitais europeias, apoiantes do Projeto Internet Aberta (OIP), submeteram à Comissão Europeia uma queixa na qual exigiam que o caso contra as práticas anti-concorrenciais da Google fosse reaberto e que medidas mais austeras fossem aplicadas à tecnológica.

No passado mês de fevereiro, face a incriminações de condutas que violavam a legislação antitrust, a Google aquiesceu em fazer algumas concessões, tendo em conta que estava sob acusações de favorecer os seus próprios serviços nos resultados de pesquisa que apresentava. Como tal, foi estipulado um acordo no qual a tecnológica comprometia-se a dar primazia a três concorrentes suas nos seus resultados de pesquisa.

Contudo, os quereladores declaram que o acordo estabelecido entre a CE e a Google, no seu presente estado, é inadequado, e apontam um dedo acusatório à Comissão por compactuar com a consolidação do poder centralizador de mercado da Google. Foi ainda exigido que fossem mais minuciosamente escrutinadas as práticas ilegítimas da multinacional norte-americana e os algoritmos que emprega.

Na altura da sua divulgação, o acordo com a Google fora causticamente criticado por vários membros da Comissão Europeia. Contudo, Joaquín Almunia, diretor antitrust da CE, advogou a adequação do pacto com a empresa comandada por Larry Page na mitigação de receios relativos a comportamentos anti-concorrenciais.

Ao que parece, Almunia enganou-se quanto ao poder apaziguador do acordo, visto que foram muitos os que declararam que os problemas que visava colmatar foram somente agravados.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago