Na primeira ronda, foram atribuídos perto de dois milhões de euros ao Jornal de Notícias, Jornal de Negócios, RTP, Agência Lusa, jornal Público e Observador, num total de 128 meios escolhidos em toda a Europa. Agora, a segunda ronda de candidaturas está aberta até 11 de julho. “O fundo está aberto a publishers estabelecidos no mercado, a atores puramente digitais, startups de notícias, parcerias colaborativas e a indivíduos”, refere a Google, em comunicado.
Todos têm de estar baseados na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA). A empresa procura projectos que “demonstrem novas abordagens nas práticas do jornalismo digital”, que apoiem o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou que, possam mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais. “Os projectos de sucesso irão revelar a inovação e terão um impacto positivo no jornalismo digital e na sustentabilidade futura da indústria de produção de notícias”, salienta a Google.
O fundo tem 150 milhões de euros e é um compromisso a três anos. Muitos na indústria viram o lançamento da Digital News Initiative como uma resposta destinada a mitigar os problemas entre a Google e o sector dos média, devido ao não pagamento de licenças relacionadas com o portal Google News. É por isso que não existe Google News para Espanha: os meios de comunicação recusaram acordo com a empresa para disponibilizarem os seus conteúdos sem qualquer contrapartida.
Ludovic Blecher, responsável da equipa Digital News Initiative, diz que a empresa ficou surpreendida com o número de candidaturas que recebeu na primeira vaga – foram mil projetos de 30 países europeus.
Os projetos que a Google procura “poderão ser experimentais”, mas terão de ter objetivos bem definidos e “uma componente digital significativa.”
Existem três categorias de financiamento: para protótipos, para projetos médios e para grandes projetos. No primeiro caso, o financiamento é de até 50 mil euros. No segundo caso, vai até aos 300 mil euros, e a Google aceita pedidos de financiamento até 70% do custo total do projecto. No terceiro caso, são financiamentos superiores a 300 mil euros (até um milhão), correspondendo também a 70% do custo total do projeto.
As candidaturas têm de ser feitas em inglês. O processo de selecção inicial estará a cargo de uma equipa constituída por várias pessoas com experiência na indústria e por responsáveis da Google, que farão uma primeira análise em termos da elegibilidade, inovação e o impacto das candidaturas. Esta equipa fará recomendações sobre o financiamento dos projectos médios e protótipos ao Conselho do Fundo, que terá uma visão global do processo de selecção do Fundo; o Conselho de Fundo realiza votação no caso dos projetos Grandes e é composto por:
As candidaturas podem ser feitas aqui.
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