O conceito não é novo, mas a Google dá a entender que é a sua versão mais completa (melhor que a da Amazon e de tantas outras empresas que têm lançado hubs digitais). O Home foi anunciado durante o arranque da conferência de programadores Google I/O e, apesar de não ter sido adiantado preço, deixou a audiência inspirada.
O aparelho em si pode ser personalizado com bases de cores e materiais distintos. Não tem botões, porque é acionado por voz; e esconde colunas hi-fi para dar música sempre que o utilizador quiser. A melhor parte é o que está por dentro: o Home é alimentado pela inteligência artificial do “assistente Google”, uma novidade introduzida pelo CEO da empresa, Sundar Pichai.
“As pessoas estão a interagir cada vez mais com a Google de uma forma natural. Não estão somente a pesquisar informação sobre o mundo mas estão à espera que as ajude nas suas tarefas diárias”, explica a empresa. Basicamente, passa a ser possível manter uma conversa com o Google, um diálogo em que o sistema executa todo o tipo de tarefas, desde comprar bilhetes para o cinema como ajudar o utilizador a chegar lá.
Assentes neste sistema, vão aparecer em breve duas aplicações da Google, tanto para Android como para iOS. A Allo é uma aplicação de mensagens que inclui funções como as “Smart Replies” (sugere respostas em conversas com amigos) e compreende o contexto da conversa, podendo marcar um restaurante se dois amigos fizerem planos nesse sentido (já vimos isto antes, nos esforços de IA do Facebook).
Há outra aplicação, a Duo, para fazer video-chamadas (tipo Skype), com algumas características engraçadas. Uma é a Knock Knock, que permite ao destinatário ver quem está a ligar antes de atender.
Estas apps serão lançadas em iOS, além de Android, nas próximas semanas.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…