Categories: EmpresasNegócios

Google aposta na melhoria de pesquisas sobre saúde

Os já conhecidos gráficos do conhecimento do Google vão ser utilizados para mostrar resultados sobre pesquisas relacionadas com o tema da saúde. A pesquisa inteligente dá um passo em frente numa questão que leva muitos utilizadores ao motor de busca.

Uma em cada 20 pesquisas realizadas no motor de busca da Google está relacionada com saúde tornando este tema um dos mais procurados e um dos que mais preocupa os utilizadores. Para tornar a pesquisa mais precisa e com resultados de maior qualidade, os gráficos do conhecimento chegam à saúde.

Desde 2012 que muitos dos resultados apresentados por este motor de busca surgem com um diagrama no canto superior direito que apresenta as informações mais relevantes sobre o assunto. Esta funcionalidade tem o nome de Knowledge Graph, ou Gráfico do Conhecimento, e, nos próximos dias, estará também disponível em pesquisas de tópicos sobre saúde ou doenças.

Neste gráfico deverão aparecer informações sobre a definição da doença, quais os seus sintomas e tratamentos, nível de contágio e qual a frequência com que é diagnosticada. Este tipo de dados já podiam ser encontrados, antes, no motor de busca mas entre os milhares de resultados nem todos são fidedignos e é para combater esse problema que o Google reuniu o conhecimento de especialistas.

Numa publicação no seu blog, é explicado que a Google trabalhou com “uma equipa de médicos para compilar toda a informação oferecida” e revê-la já que “encontrar a informação sobre saúde” que o utilizador “precisa rápida e facilmente” deveria ser algo garantido.

Apesar de os resultados tornarem-se, assim, mais confiáveis, a empresa alerta para o facto de a pesquisa não substituir o aconselhamento médico presencial, uma vez que o surgimento de cada doença poderá variar de caso para caso. No entanto, a Google espera que esta funcionalidade dê poder ao utilizador e que este se sinta mais informado.

Por agora, a ferramenta será disponibilizada apenas nos EUA mas o objetivo é alargar o seu alcance a mais países e idiomas.

Filipa Almeida

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago