Categories: Segurança

Gmail sofre quebra na China

O Gmail foi bloqueado na China, depois do serviço de correio eletrónico ter sido alvo de múltiplas disrupções ao longo dos últimos meses num Estado em que a liberdade é amordaçada pela censura.

Na passada sexta-feira, vários endereços do serviço de correio eletrónico Gmail, da Google, foram suspensos na República Popular da China, de acordo com o GreatFire.org, um grupo defensor dos direitos e liberdades dos cidadãos digitais. Segundo consta, o serviço continua inoperacional.

Um membro não identificado da organização GreatFire.org disse que a suspensão do acesso ao Gmail é parte dos esforços de Pequim para minimizar a presença da Google no país.

Um porta-voz da gigante tecnológica assegurou que o problema não advém da Google, pelo que – embora não tenha ainda sido anunciado oficialmente – a responsabilidade da quebra do serviço recai sobre a China.

Desde junho de este ano que os vários serviços da Google têm sofrido disrupções na potência oriental. A China cerra um punho de ferro em torno da Internet, abafando quaisquer evidências de insurgência contra o governo do Partido Comunista.

A China está na posse do mais avançado e austero mecanismo de controlo da Internet, conhecido como a Grande Firewall da China. Criticado severamente pelos defensores da liberdade dos utilizadores da Grande Rede, o mecanismo de censura visa isolar virtualmente o país do restante mundo.

Uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying, afirmou que o governo chinês não tinha conhecimento do sucedido e que estava decidido a providenciar as melhores condições de negócio a investidores estrangeiros – o que poderá não verificar-se, tendo em conta que são várias as empresas que recorrem ao Gmail como meio de comunicação.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago