Global StartUp Awards vai premiar as melhores em tecnologia
A primeira edição dos StartUp Awards acontece a 19 de fevereiro, num evento da CIONET, e pretende premiar as melhores na área da tecnologia. Para além das seis finalistas a votos, serão também conhecidos os três melhores CIOs nacionais.
O CIODAY ’15, evento anual da CIONET Portugal, vai ser o anfitrião da primeira edição do StartUp Awards, concurso apoiado pela HP, e que visa distinguir as melhores startups tecnológicas portuguesas que se demarquem pela inovação.
A votação ocorre a 19 de fevereiro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, a par do anúncio dos três melhores CIOs, em Portugal. A concorrer encontram-se seis finalistas com projetos que vão da formação ao mapeamento de dados ou a sistemas de padronização.
Rui Serapicos, managing partner da CIONET mostra confiança no alcance de um futuro sólido para estas empresas.
Empreendedorismo e inovação são palavras de ordem neste concurso, como refere Carlos Leite, da HP Portugal, justificando assim o apoio a esta iniciativa e acrescentando que “todos os nomeados estão já de parabéns pela excelência comprovada no empreendedorismo focado em soluções diferenciadoras na área das TI, pela capacidade de superação dos desafios a nível local e internacional e pela criação de know-how e valor acrescentado”.
Quanto às seis finalistas, a Academia de Código pretende preencher a falta de formação de programadores de TI e dar novas qualificações à população desempregada. A ideia compreende um curso intensivo de três meses onde os alunos poderão aprender as bases de código e programação.
O projeto da doDOC passa pelo desenvolvimento de um processador de texto online capaz de editar automaticamente os conteúdos e formatá-los de um modo mais rápido do que os existentes. O processador parte de uma tecnologia que permite a separação dos elementos escritos do processo de edição.
A Earthindicators consiste numa plataforma que possibilita a organização de uma larga quantidade de dados através do mapeamento rápido com base na sua posição geográfica. O mapeamento permite também a análise em tempo real das informações.
No campo do marketing digital, encontra-se a Followprice, ferramenta que permite o acompanhamento dos produtos desejados pelo utilizador, em várias lojas disponíveis online. Esta ferramenta tem a forma de um botão que poderá ser integrado em qualquer loja na internet.
A Last2Ticket nasce para ajudar as promotoras de eventos e o grande público que pretende realizar compras de última hora. A startup desenvolveu um algoritmo que permite a desmaterialização dos bilhetes físicos para todo o tipo de eventos.
Por fim, a SCRAIM opera ao nível da padronização dos processos contribuindo para a melhoria das atividades das equipas para que não existam erros ou atrasos. Bancos, empresas de TI, telecomunicações ou na área da saúde são o público-alvo.