Gigante de e-commerce japonês compra Viki
A Rakuten, um gigante japonês de e-commerce, confirmou a aquisição da Viki, uma plataforma de streaming de vídeo com legendas crowdsource. Apesar de ainda não ter sido confirmado, o acordo deverá rondar os 200 milhões de dólares, cerca de 151 milhões de euros.
A aquisição da Viki é outro sinal de que a Rakuten está a posicionar os seus serviços de Internet no valor de 16 mil milhões de dólares como competição à Amazon e à Netflix. Nos últimos dois anos, a empresa japonesa comprou a Kobo, um serviço e-reader, e a Wuaki.tv, uma plataforma europeia de streaming de vídeo.
A Kobo lançou recentemente três novos tablets com tecnologia Android e um e-reader para competir com a Kindle Series da Amazon enquanto as novas aplicações para iPad e Android da Wuaki.tv foram destinadas a competir com a LOVEFiLM, subsidiada pela Amazon, e a Netflix.
A Viki, com sede na Singapura, oferece conteúdos premium como programas de televisão e filmes. A vantagem desta plataforma para outros serviços “on-demand” são as legendas crowdsourced de 22 milhões de utilizadores em mais de 160 línguas que permite aos fornecedores de conteúdo da Viki entrar rapidamente em novos mercados.
Em julho, a Viki adicionou Blake Krikorian, fundador da Sling Media e agora corporate VP na Microsoft como supervisionador da XBox, e Dave Goldberg, CEO do Survey Monkey, como investidores estratégicos. Nos investidores da empresa, contam-se, para além de outros, Andreessen Horowitz. A Viki angariou 24,3 milhões de dólares, cerca de 18 milhões de euros, em financiamento “publicly-disclosed”.